União entre a família Lacerda poderá mudar quadro político em Jatobá
Para quem não sabe Zé Lacerda foi deputado por 11 mandados consecutivos na Paraíba e vice-governador e seu sobrinho Neto Lacerda prefeito por duas vezes na cidade de São Jose de Piranhas, mas estão separados politicamente há muito tempo.
É uma velha rixa política de alguns anos entre o tio e sobrinho. Neto Lacerda mostrou liderança quando elegeu em 2008 o seu filho Domingos Neto prefeito de São Jose de Piranhas, na epuca contra o tio Zé Lacerda, que era Vice-governador do estado e apoindo outro candidato. Após o desentendimento político entre as duas maiores lideranças lacerdistas, Neto levou a maior, elegendo o seu filho. Desde do desentendimento entre Zé e Neto, os mesmos sempre estiveram votando e trabalhando em partidos diferentes.
Com o grande rolo, Zé Lacerda e seu sobrinho Neto Lacerda tiveram a família dividida, Neto seus filhos não falavam com Zé Lacerda. Agora a família aos poucos já estão se unindo, segundo informações, o líder maior dos Lacerdas politicamente hoje em São Jose de Piranhas é o prefeito Domingos Neto, que por sinal está nos últimos meses mostrando para que veio e desenvolvendo um bom trabalho em São Jose de Piranhas.
O ex-prefeito Neto Lacerda que não falava com Zé Lacerda, está com os dias contados para acabar com as divergências. Segundo informação de uma fonte que merece uma grande credibilidade, a união entre a família Lacerda não vai demorar muito, tanto no meio familiar como provavelmente na política.
Esse pensamento poderá ser considerado um absurdo, mas não é impossível dado a posição política de Zé Lacerda junto ao governador Ricardo Coutinho e o trabalho que vem sendo desenvolvido pelo prefeito Domingos Neto. Zé Lacerda não é menino besta, vendo o bom trabalho de Domingos Neto e tendo a pretensão de lançar a sua filha Raissa Lacerda que já é vereadora em João Pessoa e pré-candidata à deputada em 2014, vai querer está em São Jose de Piranhas ao lado de quem está no poder.
Mas vêm 2012, será que Domingos Neto vai ser reeleito para dar apoio a Raissa Lacerda?
Uma boa pergunta. Com a desunião da oposição em nossa cidade, e o bom trabalho de Domingos Neto, ele tem maior possibilidade do que os outros que vão disputar.
Se continuar a oposição dividida por baixo dos panos como está aqui em nossa cidade, a coisa vai ficar feia. Veja os senhores, à união entre os vereadores Judivan de Lima e Eugenio Cavalcante é muito forte, mas estão divergindo em alguns pontos com João Batista. Que já foi prefeito de nossa cidade, mesmo não tendo feito um governo modelo, mas tem os seus aliados e é cunhado do Deputado Estadual Zé Aldemir que tem o mandato na mão, apesar de não está com muito cartaz junto ao governador, Zé Aldemir não deixa de ser um representante do povo.
Por outro Lado o pré-candidado a prefeito Zezé de Né Gomes está afastado desse grupo: formado por: João Batista, Eugenio e Judivan, mas ligado ligeiramente a Zé Lacerda. Precisa saber se Zé Lacerda Vai confiar mesmo em Zezé, que na última eleição votou em um deputado e sua esposa Ana Cleide votou em outro, contrariando os nomes apoiado por Zé Lacerda.
Outro ponto, o deputado Zé Aldemir, ao que parece, tem pouca força junto ao governador Ricardo Coutinho, segundo a informação passada a este colunista. Entre os pedidos de Zé Aldemir e Zé Lacerda, parece que o governador acha melhor atender a Zé Lacerda.
Fazendo uma ligeira previsão no futuro político de São José de Piranhas, se a família Lacerda se unir completamente também no lado da política, Domingos vai se aliar a Ricardo Coutinho? Uma boa pergunta. Tem puxa saco de Ricardo Coutinho aqui em São Jose de Piranhas apostando que Ricardo não quer adversário, Domingos Trabalhou para Zé Maranhão. Ora, ora… Alguns deputados adversários já estão ao lado de Ricardo, por que será? Foram se ajoelhar nos pés de Ricardo para ficar do seu lado, ou o governador ofereceu algumas vantagens para eles? Vocês pensem numa resposta.
A previsão é de que Domingos Neto será bem recebido por Ricardo, se acontecer à união total entre os Lacerdas, até porque Zé Lacerda tem poder e credibilidade ao lado do governador.
Precisa saber se o prefeito Domingos Neto quer se aliar ao tio e ao governador. Se isso acontecer como fica a política em São José de Piranhas, só esperando para ver.
Veja uma nova situação. Se a concorrência for entre Domingos Neto e Zezé de Né Gomes a disputa vai ser dura. Dependerá dos apoios que cada um receber para vencer as eleições.
Se a oposição ao atual prefeito Domingos Neto se dividir surgirá um novo quadro possivelmente assim: Domingos Neto, Zezé e Judivam de Lima.
Alguém pode perguntar e Jeová Campos? Atualmente Jeová está silencioso, não fala com frequência em rádio, segundo uma fonte ligada ao mesmo, me infomou que Jeová está preocupado e dedicado na carreira de Advogado. Por sinal, Jeová é um dos melhores advogados da Paraíba.
Nada melhor do que receber de volta a sua clientela e apresentar o seu trabalho profissional. Quanto ao seu irmão Marquinhos Campos que é vice-prefeito de nossa cidade, o seu futuro político é desconhecido, existem alguns rumores de que a muito tempo ele se encontra com o ex-prefeito Zezé de Né Gomes costumeiramente em uma Churrascaria da cidade de Cajazeiras, o que conversam, não se sabe, suspeita que eles dois juntamente com o ex-vereador Chico Mendes falam do futuro político de São José de Piranhas. Mas preciso de uma melhor investigação para dar a minha opinião correta. Acho esperar. Tempo dirá a resposta correta.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário