header top bar

George Wagner

section content

Suicídio- A morte que não ajuda em nada

26/02/2010 às 15h17

Por Raquel Alexandre

Cerca de 3.000 pessoas se suicidam por dia no mundo, uma a cada 30 segundos, alerta a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Para cada pessoa que acaba com a própria vida, pelo menos 20 outras fracassam em sua tentativa. A organização destacou que o trauma emocional que causa um suicídio no meio da família ou dos amigos do suicida, seja fracassado ou concretizado, pode durar vários anos.
Podemos perceber o quanto é lamentável e alarmante o número de pessoas que se suicidam no nosso planeta.

Normalmente aquele que busca o suicídio necessita muito livrar-se de algo que lhe atormenta, difícil de julgar o grau de sofrimento que leva uma pessoa a cometer suicídio. Algumas das prováveis causas são: razões econômicas, amor não-correspondido, culpa, remorso, doenças incuráveis, doenças mentais, depressão, ansiedade, dentre outras.

A vida é Dádiva Divina
Ninguém tem o direito de tirar a sua própria vida, pois este Dom Divino foi nos dado por Deus para ser vivido e respeitado, e nenhum problema, por mais que seja de difícil solução, é justificativa para se atentar contra a nossa Dádiva Divina. A Doutrina Espírita nos esclarece que muitos espíritos desencarnados não conseguem perceber o erro que cometeram ao se suicidar, e continuam vivendo no plano espiritual com os mesmos problemas que tinham quando estavam na Terra.

Grande Erro
O problema dos suicidas não é terem saído do corpo de vez, pois é mesmo o que eles queriam quando estavam dentro da carne. O que acontece é que não ocorreu o que eles queriam verdadeiramente: deixar de existir completamente, ou seja, para não ter mais que viver e pensar naquilo que eles não conseguiam enfrentar nas provas da vida. Pois estes continuam existindo e clamando por uma morte que nunca virá.

O Espírito é imortal
Eles descobriram que matar o corpo não significa matar a consciência, pois dentro ou fora da carne eles continuam sendo os mesmos, nem mais, nem menos. As coisas boas ou ruins estão neles mesmos, bem lá dentro de seus espíritos. Pois é.
Não conseguiram morrer, só saíram de vez dos seus corpos materiais. E o pior que eles encontraram: O suicídio não resolveu os seus problemas, e ainda eles mesmos tiraram os seus veículos físicos, ou seja, os seus corpos, que lhes iriam servir para aprender as lições tão necessárias ao seu progresso espiritual.

Porta Falsa
Não se resolveram com a vida, nem com as pessoas. Perderam o rumo de si mesmos e entraram em caminhos perigosos, e muitas vezes por motivos passageiros, como tudo na vida, deixaram-se levar por climas pessimistas, e quando se deram por si, o estrago já estava feito.

Reclamões da vida
Muitos deles tentaram se justificar usando mil motivos diferentes, sempre escorados em pesadas cargas emocionais e lamentações diversas. Ou seja, eram mestres em reclamar da vida e das provas que estavam submetidos. Julgavam-se vítimas pelas circunstâncias e pelas pessoas, esquecendo-se de que eles mesmos se permitiram ser machucados e rebaixados em sua auto-estima.

Poderiam ter feito suas vidas de maneira diferente, se não se julgassem vítimas de outros jeitos, do destino e da má sorte. Poderiam ter lutado e não ter dado atenção às emoções negativas. Poderiam ter mudado o rumo deste triste ato, mas dentro deles o ego negativo falava mais alto. Sempre arranjavam um motivo para rebaixar a auto-estima e sentir-se excluídos da sorte. Em alguns momentos xingaram até Deus e abominaram o valor da vida.

A vida é Bênção Divina
Meditar ou rezar para ganhar força e paciência? Nem pensar. Em lugar disso só faziam reclamar e ironizar. Seguir alguma religião ou caminho espiritual para tentar compreender Deus e sua razão de viver? Não. Eles só permaneceram no pessimismo e na revolta.

Ninguém morre… A vida continua
Alguns espíritos perceberam o erro que cometeram, mas outros ainda no plano espiritual se revoltaram e continuam gritando que querem morrer a qualquer custo. Não se tocaram de que não é possível morrer como espírito. Não notaram de que na natureza das coisas, nada morre, tudo se transforma.

Então, por quanto tempo ainda essas pobres criaturas irão gritar, pedindo pra morrer, perdidos em si mesmos nas profundezas do nada que tentaram abraçar com tanta intensidade?

Aliás, que ironia. Tiveram coragem de destruir o próprio corpo, mas não tiveram a mesma força para agüentar as provas da vida que tinham de passar.

Deus é Maravilhoso
Entretanto, como o nosso Pai Maior é misericordioso e nunca abandona os seus filhos, Ele sempre manda Espíritos de Luz que ficam olhando pelos suicidas, esperando o momento certo para abordá-los na ajuda e cura espiritual.

As preces e as boas energias emanadas na intenção deles pelas pessoas bondosas da Terra ajudam muito na sua recuperação. E como também Deus é infinitamente Justo e Bom lhes dará novas chances de vida, mais a frente, para que se possam regenerar nos caminhos eternos do aprendizado e da evolução.

Ajude a um irmão suicida
A busca à Deus é uma vacina contra o suicídio, mostrando-nos de que este terrível ato se trata de uma porta falsa, que nos precipita em sofrimentos mil vezes acentuados. Por isso, um dos grandes recursos para combater o suicídio é mostrar ao suicida a fé e a confiança em Deus de que tudo nessa vida passa, mostrando-lhe que o que não passa é misericórdia divina.

Trata-se de um trabalho abençoado que todos podemos desenvolver, e divulgando aos nossos irmãos suicidas de que a morte não existe, e de que o suicídio não é solução para os seus problemas. O espírito é eterno e sobrevive… e o espiritismo nos revela de que a única coisa comum a todos os suicidas no plano espiritual é o arrependimento que sentem depois de cometer tão grave ato.

Como é bom VIVER!
Viver é bom demais! A vida é obra de Deus, é uma bênção e prova do seu infinito amor para conosco, seres humanos. Devemos respeitá-la, amá-la e preservá-la. Mesmo que seja difícil de entender o sofrimento é necessário para o nosso aprimoramento e aperfeiçoamento espiritual. É essencial para alcançarmos o caminho da plenitude, pois se assim não fosse, ninguém iria se esforçar para chegar à perfeição. Devemos é comemorar o Dom da Vida.

Não quero aqui condenar o suicida, pois este merece todo o nosso carinho e compreensão para ajudar na sua recuperação, alertando-o para o inutilidade do suicídio. O que se pretende é esclarecer de que o suicídio não leva a nada, só piora a situação!

Deus nos deu a vida para ser vivida e preservada. Se estivermos sofrendo é melhor pensarmos em fazer o bem ao nosso próximo, pois esta é a melhor forma de esquecermos dos nossos problemas, e amenizarmos um pouco nossas dores, mas senão conseguirmos suportar as provas da vida, o melhor é procurar ajuda de qualquer forma, mas jamais pensar em suicídio. Assim estaremos contribuindo para a nossa evolução e perfeição espiritual.

E como diz o poeta: É PRECISO SABER VIVER!
Muita paz!
Fique com Deus!

O AUXÍLIO VIRÁ

O auxílio virá.
O problema que te preocupa talvez te pareça
excessivamente amargo ao coração.
E tão amargo que talvez não possas
comentá-lo de pronto.

Às vezes, a sombra interior é tamanha
que tens a idéia de haver perdido o próprio rumo.
Entretanto, não esmoreças.
Abraça o dever que a vida te assinala.
Serve e ora.

A prece te renovará energias.
O trabalho te auxiliará.
Deus não nos abandona.
Faze silêncio e não te queixes.
Alegra-te e espera, porque o céu te socorrerá.
Por meios que desconheces Deus permanece agindo.

Pelo Espírito Emmanuel – Psicografia de Chico Xavier

TUDO PASSARÁ

Todas as coisas, na Terra, passam…
Os dias de dificuldades, passarão…

Passarão também os dias de amargura e solidão…
As dores e as lágrimas passarão.

As frustrações que nos fazem chorar um dia passarão.
A saudade do ser querido que está longe, passará.

Dias de tristeza… Dias de felicidade…
São lições necessárias que, na Terra, passam,
deixando no espírito imortal
as experiências acumuladas.

Se hoje, para nós, é um desses dias repletos
de amargura, paremos um instante.
Elevemos o pensamento ao Alto,
e busquemos a voz suave da Mãe amorosa
a nos dizer carinhosamente:
isso também passará…
E guardemos a certeza,
pelas próprias dificuldades já superadas,
que não há mal que dure para sempre.

O planeta Terra, semelhante a enorme embarcação,
às vezes parece que vai soçobrar
diante das turbulências de gigantescas ondas.
Mas isso também passará, porque Jesus está no leme
dessa Nau, e segue com o olhar sereno de quem guarda
a certeza de que a agitação faz parte do roteiro
evolutivo da humanidade, e que um dia também passará…

Assim, façamos a nossa parte o melhor que pudermos,
sem esmorecimento, e confiemos em Deus,
aproveitando cada segundo, cada minuto que,
por certo….também passarão.

Pelo Espírito Emmanuel – Psicografia de Chico Xavier


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

George Wagner

George Wagner

Radialista profissional, formação em História pela UFCG e acadêmico do curso de Direito também pela UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), Campus III, de Sousa. Apresenta o Jornal da Manhã da Progresso AM, das 7h00 as 9h00 e o Observatório Político, das 18hs00 as 19hs00. (Contato: 8826-6952) Twiiter: @george_wagner

Contato: [email protected]

George Wagner

George Wagner

Radialista profissional, formação em História pela UFCG e acadêmico do curso de Direito também pela UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), Campus III, de Sousa. Apresenta o Jornal da Manhã da Progresso AM, das 7h00 as 9h00 e o Observatório Político, das 18hs00 as 19hs00. (Contato: 8826-6952) Twiiter: @george_wagner

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: