Ricardo e o pepino deixado por Maranhão
Iniciado 2011 vê-se, agora, que a Paraíba dos sonhos de Zé Maranhão não é sequer parecida com a Paraíba real de Ricardo Coutinho. “Relatório consolidado da atual situação financeira do Estado aponta uma dívida de mais de R$ 800 milhões e a inexistência de recursos em caixa”, relata o Correio da Paraíba, neste sábado, dia 1°, em sua página A2.
Assim, não precisa ser adivinho para entender as dificuldades que a partir de agora o novo governante terá pela frente. O ano novo será de muito ranger de dentes, não tenham outras expectativas.
É a velha história do remédio amargo para a doença crônica. A Paraíba está na UTI e precisa tomar antibióticos os mais variados. Remédios amargos que só eles poderão tirá-la de lá, primeiro, para uma semi-UTI e, posteriormente, seguindo rigidamente o tratamento, para um apartamento e, só depois, seguindo com fidelidade as prescrições médicas, para casa onde, não voltando a cometer os excessos antes verificados, poderá retomar sua vida normal.
É, pois, um processo difícil e demorado. Não menos que dois anos, acreditem! Até lá, paciência e canja de galinha, que nunca fizeram mal a ninguém.
Quanto à doença que acometeu a Paraíba…, bem, isso é passado, e o passado já passou!
Transposição
Na terra de padre Rolim desde o Natal revendo parentes e amigos, fui visitar duas importantes obras para a região sertaneja: a transposição do Rio São Francisco e o novo aeroporto de Cajazeiras.
Acompanhado de meu filho mais velho, Fernando Filho, e do amigo engenheiro Lira Braga (Suplan), percorremos alguns quilômetros mata adentro no município de São José de Piranhas para visitar obras da transposição. Vimos imensos canais já abertos, obras d´arte instaladas, mas não pudemos sequer fotografar a entrada do túnel de 15km que está sendo perfurado debaixo duma serra que vai ligar os Estados da Paraíba e Ceará, por onde correrão as águas do velho Chico até desembocarem no açude Boqueirão de Piranhas (Engenheiro Ávidos), no município de Cajazeiras.
A obra é realmente extraordinária. Está de parabéns o ex e eterno presidente Lula. O ponto triste da visita foi o desinteresse do engenheiro responsável pela obra, Dr. Marcondes, que sequer nos recebeu, sob a alegação de que estaria em diligências, me fazendo pensar, por um momento, que estivesse numa delegacia de polícia e não numa obra de extrema importância para milhões de brasileiros que a financiam!
Cajazeiras
Um canário que canta no viveiro dos Abreu, em Cajazeiras, me disse sem pedir reservas, que até fevereiro Léo e Vituriano, filho e pai, prefeito e deputado, terão pavimentado sua aproximação com o Governador Ricardo Coutinho.
Ibama
Que o Ibama cumpra suas funções de proteger a fauna e a flora, está certo. Mas que o faça dentro da razoabilidade exigida em toda e qualquer autuação. Não justifica, por exemplo, chegar na casa de um matuto da zona rural com espingarda 12 em punho, só porque o cidadão cria em gaiola sabiá e galo de campina. Ele pode ser um infrator mas não é um bandido! Assim, não pode ser tratado como tal. Se precisar, voltarei ao assunto!
Trem das Onze
O produtor cultural e primeiríssimo aliado de Ricardo Coutinho em Cajazeiras, quando o governador ainda era um desconhecido deputado estadual, Rivelino Martins foi nomeado como Gerente Executivo de Resgate e Identidade Cultural do Estado. A propósito, ele é o entrevistado do Trem das Onze deste domingo (9), na Rádio Alto Piranhas (www.fernandocaldeira.com.br)
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário