Reflexos da reunião na Granja Santana.
Por Fernado Caldeira
A tão esperada reunião entre o governador Maranhão (PMDB), o deputado estadual Jeová Campos (PT), o prefeito de Cajazeiras Léo Abreu (PSB) e o médico Antônio Vituriano (PSC) acabou como muitos não imaginavam: um angu de caroço!
O que era para ser um encontro para celebrar a paz política, findou sendo o dia “D” do rompimento.
Com seu temperamento forte característico, o médico Vituriano disse que não tinha mais tempo para esperar definições e, ao deixar a Granja Santana, local da reunião, disse à imprensa que estava rompido com o parlamentar petista.
Ora, se Vituriano diz que está rompido com Jeová, intui-se que seu filho, o prefeito Léo Abreu, também esteja e, sendo assim, não há mais vínculos políticos entre os principais líderes do grupo que, unido, venceu as eleições municipais de 2008 em Cajazeiras. Assim, lógico, o candidato a prefeito de Jeová em 2012 não será mais Léo, que tentará a reeleição, mas seu opositor.
O resumo da ópera é que o desenlace político entre Vituriano e Jeová coloca em risco eminente além de seus próprios projetos políticos, projetos políticos outros como a reeleição de Léo a prefeito de Cajazeiras em 2012 e a reeleição de Maranhão a governador em 2010.
E é aí que reside, com certeza, o antídoto para o veneno mortal inoculado no grupo pelos desencontros e desacertos de alguns de seus membros. Os riscos não calculados daí decorrentes colocam em xeque muita gente e muitos projetos. Então, melhor é buscar uma saída que reverta o quadro posto, antes que o fogo se alastre e reduza a cinzas tudo que já se construiu.
S O L T A S
*Se por um lado as melhorias no Hospital Regional e a construção do novo aeroporto de Cajazeiras crescem em popularidade o governo Maranhão nesta cidade, a apatia funcional do Detran local cria-lhe muitos embaraços.
*Pra que se tenha uma idéia, há quase vinte (20) dias o Detran/Cajazeiras não emite o documento de propriedade dos veículos aqui adquiridos ou transferidos, simplesmente porque “a impressora está com problemas”, como me disse uma funcionária de lá.
*Ora, vamos e venhamos, 20 dias é tempo mais que suficiente para uma autarquia do Governo do Estado, aliás, das que mais arrecada, consertar uma impressora. Se não o faz, mostra incompetência no gerenciamento do que lhe compete. E isso é ruim para um governo que se esforça para mostrar bons serviços à população.
*Há comentários de que o governador Zé Maranhão possa chegar mais cedo a Cajazeiras no próximo dia 2, data da festa de aniversário do deputado Jeová Campos, para tentar unir novamente o seu grupo político na cidade.
*Agradeço, de coração, as construtivas críticas que me têm chegado por parte de amigo comum ao Padre Gervásio Queiroga Fernandes. Sendo suas, as críticas me soam como verdadeiros ensinamentos e neles busco melhorar. Obrigado, padre! Espero sempre contar com sua característica sinceridade.
*O banho na sangria do açude de Boqueirão de Piranhas é das coisas mais aprazíveis que temos atualmente em Cajazeiras. Falta, entretanto, um pouco mais de investimento por parte do poder público municipal e estadual. Aquilo ali é um verdadeiro tesouro turístico ainda pouco explorado.
Desejo a todos, sem distinção de raça, cor, credo, sexo, ou qualquer outra, votos de um 2010 de prosperidade, paz e saúde a todos.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário