header top bar

Elan Nascimento

section content

Quais investimentos podem se beneficiar com a queda da Taxa Selic

03/02/2024 às 09h53

Quais investimentos podem se beneficiar com a queda da Taxa Selic (Foto: Imagem ilustrativa)

Por Elan Nascimento Apolinário

Assessor de Investimentos credenciado à XP Investimentos

O Banco Central por meio do seu Comitê de Política Monetária (Copom) decidiu nesta quarta-feira (31) reduzir a taxa básica de juros mais uma vez, a taxa Selic que estava em 11,75% passa a ser de 11,25% ao ano.

Estamos nesse ciclo de baixa da Selic desde agosto do ano passado, e como temos expectativas de que esse ciclo de baixa continuará nas próximas decisões do Copom, muitos investidores começam a se perguntar como posicionar seus investimentos dentro desse cenário de queda da Selic.

Com isso, quero aqui trazer alguns esclarecimentos de quais tipos de investimentos podem vir a se beneficiar com a queda da taxa de juros. Vale lembrar que não se trata de uma recomendação de compra ou venda de ativos, mas sim, um apanhado do que costuma dá certo quando a Selic entra em um ciclo de queda.

Em primeiro lugar, vale dizer que mesmo com a Selic em queda, os investimentos em renda fixa continuam num patamar de retorno bem atrativo, pois a taxa de juros continua em dois dígitos e não se espera quedas drásticas, mas sim que elas ocorram, como vem ocorrendo, de forma bem gradual. Sendo assim, as boas oportunidades começam pela própria renda fixa.

Títulos de renda fixa prefixados, sobretudo para os investidores que ficam com o título em carteira até a data do seu vencimento, são vantajosos em um cenário de queda de juros quando nos posicionamos neles antes de ocorrerem as próximas quedas, pois como nesses títulos a taxa de rentabilidade já está pré-acordada, se nos posicionarmos antes das quedas futuras que estão previstas para acontecer, iremos conseguir garantir uma taxa melhor do que as futuras.

Os títulos de renda fixa atrelados à inflação também são considerados atrativos quando a taxa de juros está caindo. Esses títulos protegem o investidor contra a inflação, uma vez que seus rendimentos são ajustados pela variação do IPCA. Em um cenário de taxas de juros mais baixas, os investidores podem buscar nesses ativos uma proteção contra a desvalorização do dinheiro devido à inflação que tende a aumentar com o possível aumento do consumo.

Com o mercado internacional cada vez mais acessível ao pequeno investidor, a renda fixa global entra como mais uma classe de ativo interessante para esse cenário, principalmente agora em que os países desenvolvidos lutam contra a inflação, elevando seus juros a patamares que não eram vistos em décadas. Nesse momento, o investidor que alocar parte do seu capital em renda fixa global tem a possibilidade de surfar a onda da alta dos juros lá fora e ainda posicionar o capital em moeda forte.

As ações nacionais também figuram como investimentos indicados para esse cenário de redução da Selic, já que a perspectiva de crédito mais barato pode levar as empresas a aumentarem seus investimentos e com o aquecimento da atividade econômica devido o aumento do consumo melhorar seus resultados, gerando uma valorização nos papéis de empresas listadas em bolsa.

Por fim, o cenário de queda da taxa de juros também pode colaborar para a valorização dos fundos imobiliários, juros baixos é excelente para o setor imobiliário, pois com acesso mais barato ao crédito a procura por imóveis aumenta e a inadimplência pode vir a diminuir.

Lembre-se sempre de que investir envolve riscos, e é essencial avaliar cuidadosamente suas metas financeiras, tolerância ao risco e horizonte de investimento antes de tomar decisões. Além disso, consultar um profissional financeiro pode ajudar a personalizar sua estratégia de investimento com base em sua situação específica.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Elan Nascimento

Elan Nascimento

Elan Nascimento é bacharel em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande. Cursa Especialização em Mercado Financeiro e de Capitais pela PUC Minas e concluiu MBA em Investimentos e Asset Allocation pelo Grupo Primo. É servidor público e assessor de investimentos credenciado à XP Investimentos.
WhatsApp: (83) 99837-5740

Contato: [email protected]

Elan Nascimento

Elan Nascimento

Elan Nascimento é bacharel em Administração pela Universidade Federal de Campina Grande. Cursa Especialização em Mercado Financeiro e de Capitais pela PUC Minas e concluiu MBA em Investimentos e Asset Allocation pelo Grupo Primo. É servidor público e assessor de investimentos credenciado à XP Investimentos.
WhatsApp: (83) 99837-5740

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: