Pix automático e Pix agendado: as novidades do pix para 2024
Por Elan Nascimento – Desde o seu lançamento o PIX vem revolucionando a forma como os brasileiros realizam pagamentos e transferências bancárias. Amplamente adotado por pessoas e empresas, o Pix tem viabilizado transações financeiras de forma rápida, prática e segura, 24 horas por dia, 7 dias por semana, incluindo feriados, e sem custo para pessoas físicas.
E vem novidades por aí, o Banco Central anunciou nesta quinta-feira (7) que duas novas modalidades serão implantadas no Pix a partir de 28 de outubro de 2024, o Pix automático e o Pix agendado.
O Pix automático irá ser uma modalidade de pagamento bem semelhante ao débito automático, por ele o cliente vai conseguir agendar previamente pagamentos realizados todos os meses para empresas. Sendo assim, pelo Pix automático será possível pagar faturas de água, luz, telefone, internet, escola, faculdade, academia, condomínio e empréstimos.
A empresa que desejar oferecer o Pix automático como forma de pagamento bastará firmar acordo com um único banco que esteja ofertando a modalidade às empresas e assim todas as pessoas que usam o Pix poderão ter acesso a esse tipo de pagamento, independente do banco onde possui conta.
A expectativa é que quando a funcionalidade estiver no ar as empresas enviarão a fatura do mês para os clientes já com a opção de pagamento Pix automático. O Pix automático não terá tarifa para pessoas físicas, já para empresas, a tarifa a ser paga dependerá do acordo entre o banco e empresa.
A outra novidade do Pix, será o Pix agendado recorrente, que será um tipo de transferência que poderá ser utilizado para pagamento entre pessoas físicas. O Pix agendado será útil para transações mensais entre pessoas físicas quando uma possui a obrigação de transferir valores mensais para a outra de forma recorrente, a exemplo de, mesadas, doações, pagamento de aluguel, pagamento de pensão alimentícia, dentre outros.
O Pix completou recentemente três anos de existência e, de acordo com o Banco Central, foi o responsável por 36% de todas as transações realizadas no segundo trimestre de 2023 no Brasil. Portanto, tenho por certo que essas novas funcionalidades contribuirão para que o pix se consolide como a principal ferramenta de pagamentos e transferência de dinheiro dos brasileiros.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário