header top bar

José Antonio

section content

Pé na estrada

01/03/2013 às 11h24

Faz tempo que a campanha para as eleições do próximo ano já começou, da presidência da República aos governos estaduais, do congresso nacional às assembleias legislativas.

Ressalte-se que os resultados finais das últimas eleições ainda não foram sequer concluídos em muitos municípios brasileiros, tantas são as demandas judiciais. Por que e para que eleições de dois em dois anos?

Na nossa pequenina Paraíba, nos últimos dias, só se respira política. As articulações são bem mais visíveis para a conquista ou reconquista do Palácio da Redenção.

As composições entre os dois principais grupos políticos da Paraíba, tendo de um lado o governador Ricardo Coutinho (PSB), o senador Cássio da Cunha Lima (PSDB) e o vice-governador Rômulo Gouveia (PSD), trio que saiu vitorioso nas eleições de 2010, têm feito uma movimentação intensa e a tendência é a de que permaneça unido em 2014, aí se somando o senador Cícero Lucena (PSDB), além dos aliados da bancada federal, dentre eles, desponta o nome de Rui Carneiro (PSDB), que sonha migrar para o senado federal. Unidos em torno de Ricardo e com as ações que vem desenvolvendo se torna um nome muito forte.

O Senador Cássio, nesta última quarta-feira, dia 27, depois de uma conversa com o governador Ricardo Coutinho, exatamente parar falar sobre sucessão estadual, declarou a imprensa que: “Ninguém é resultado de um esforço individual. Forças políticas se aglutinam para dar visão a esse projeto e é com essa visão clara e transparente que discutimos a política da Paraíba, resta saber se o governador vai querer continuar com essa aliança, pois até agora não vi nenhuma manifestação pública e clara nesse sentido” e com estas palavras: “Ninguém é resultado de um esforço individual”, pode ter enviado um recado para o governador que sozinho ele não vai a lugar nenhum. Cássio destacou ainda que quer espaços na chapa majoritária, mas tudo dependerá do que o candidato à reeleição terá para oferecer.

Do outro lado estão as feras das oposições, que já tem um nome para concorrer ao cargo de governador: Veneziano Vital do Rego, o Cabeludo, que já iniciou uma caminhada por toda a Paraíba para dizer: “eu sou o candidato das oposições”. Comportou-se assim, na última terça-feira, nas cidades de Sousa e Cajazeiras e na próxima semana, segundo seus assessores deverá visitar as cidades do Vale do Piancó.

Vené, sem mandato, sem caneta com muita tinta e igual a agricultor que vai para a roça sem uma enxada, já deu inicio, ao que em política poderíamos chamar de “calvário”: a composição dos candidatos da chapa majoritária, cargos que muitos pretendem ocupar para poder concorrer, mas que poucas são as vagas. A sua luta inicial, ao lado de outras lideranças, como José Maranhão e Vital do Rego, todos do PMDB, será a de atrair líderes de outras agremiações partidárias para que possa montar um grupo forte e uma aliança que lhe favoreça muito tempo no rádio e na televisão.

Outros candidatos poderão surgir, mas com certeza Ricardo e Vené serão os dois mais fortes na disputa que se avizinha para a ocupação por quatro anos do Palácio da Redenção e ambos, já faz tempo, estão com pé na estrada a pedir votos. Diz um velho ditado popular: vitamina de candidato, que se aventura estrada afora, é igual a de motorista: poeira e lama. Mas todos adoram.  

João Claudino
O empresário João Claudino Fernandes, assinante do GAZETA, pela terceira vez, recompôs o estoque de papel que utilizamos para imprimir nosso semanário. Eu e Antoniêta queremos agradecer penhoradamente este grandioso presente e diante de tamanha generosidade aumenta cada vez mais a nossa responsabilidade na escolha dos fatos e na publicação das noticias com o objetivo de construir a memória de nossa região e do resgate dos fatos mais relevantes de nossa história. A Seu João nossa gratidão e o nosso apreço e agradecemos ainda mais este precioso crédito de confiança, que ao longo dos 15 anos de existência deste periódico, tem para com todos nós. Muito obrigado.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: