Os dois lados da semana santa
Por Francisco Inácio Pita – A Semana Santa começa no Domingo de Ramos, passa pela Sexta-Feira Santa, dia da crucificação e morte de Jesus e termina no Domingo de Páscoa, quando se celebra a ressurreição de Cristo. O Tríduo Pascal é o momento mais importante da Semana Santa, já que representa a salvação humana e a renovação da vida.
Como surgiu a semana santa? Você sabia que em cada um dos dias dessa semana que inicia no Domingo de Ramos e termina no Domingo de Páscoa, nós fazemos memória a acontecimentos específicos da Paixão, Morte e Ressurreição do Nosso Senhor. A Semana Santa é a semana mais importante do ano litúrgico e segue ao final da quaresma.
Semana Santa representa a paixão, morte e ressurreição de Cristo. “Jesus Cristo quando pessoalmente não aceitava o tipo de vida que seu povo levava, o governo cobrando altos impostos, riquezas para uns e miséria para outros e ao chegar a Jerusalém, foi aclamado pela população como sendo o Messias, o Rei, a maior parte da população da época duvidavam dos seus sábios ensinamentos, de sua missão para salvar a humanidade, então uma parte da população rica e as autoridades daquela época passaram a persegui-lo.” Fato que se acontecesse hoje, isto é, um Jesus com as mesmas características e poder divino, acredito que a população de hoje dividia seus pensamentos e o novo Jesus também seria perseguido e morto. Essas ações vemos no dia a dia com a violência que presenciamos a cada momento em todo o universo. Há claramente uma grande falta de fé, de amor ao próximo, de fraternidade entre os povos.
No outro lado da semana santa, observa-se que a população usa para manter a tradição produtos como: bacalhau, queijo e seus derivados, ovo caipira ou de granja, o famoso ovo de páscoa e vinhos de diversas marcas. E nessa tradição que começa a exploração dos comerciantes oportunistas, que aproveitam para aumentar os preços desses produtos…Tenho certeza de que Jesus fica sofrendo com essas ações, são pessoas desleais que aproveitam o momento para lucrar mais. Há uma grande diferença entre lucrar e explorar. Lucrar de forma honesta faz parte da vida do comerciante, mas aumentar o preço somente durante semana santa é uma exploração ao consumidor e não faz parte das regras de bons cristões.
Para os órgãos fiscalizadores que defendem o consumidor, deviam antes pelo menos os 20 dias anotar os preços dos produtos e conferir se na semana santa estava com os mesmos preços ou tinha aumento abusivo. Comprovado era a hora de punir os comerciantes exploradores. Acontece que nada disso é feito, tem fiscalização de forma isolada, enfim, quem paga a conta é o pequeno consumidor.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário