O vergonhoso silente genuflexo da APL
O que diriam Machado de Assis, Joaquim Nabuco, Rui Barbosa, Olavo Bilac ou, mais hodiernamente, Evandro Lins e Silva, Afonso Arinos de Mello Franco, Aurélio Buarque de Holanda, Nélida Piñon, Zuenir Ventura, Fernando Henrique Cardoso, o paraibaníssimo Ariano Suassuna…, entre outros próceres da língua portuguesa, se soubessem que um dos “imortais” da Academia Brasileira de Letras defendeu o apedrejamento de jornalistas e radialistas?
Não tenho dúvida alguma de que todos, sem exceção, repudiariam publicamente, pelo menos, tal injustificado comportamento para quem sobre os ombros carrega o peso da ‘imortalidade!’
Há alguns dias o sr. Roberto Cavalcanti Ribeiro, o mais novo “imortal” da Academia Paraibana de Letras, veio a público sugerir o apedrejamento de jornalistas e radialistas.
Não fosse pelo fato de ser o dono de um sistema de comunicação que funciona pelo trabalho de jornalistas e radialistas, sua apoplética agressão à estas classes é ensurdecedora quando vinda de alguém que ocupa uma cadeira numa Academia de Letras, que tudo ou pelo menos muito tem a ver com liberdade, respeito, diversidade, pluralidade, conhecimento, urbanidade e educação!
Porém, mais ensurdecedor que o barulho de tamanha agressão perpetrada pelo pernambucano adotivo da Paraíba contra jornalistas e radialistas, é o silêncio sepulcral da Academia Paraibana de Letras em relação ao fato.
Não façam isso. Não maculem as memórias de Augusto dos Anjos, Irineu Jofilly, Pedro Américo, Inácio de Sousa Rolim, Epitácio Pessoa, José Lins do Rego, Luiz Augusto Crispim, Ronaldo Cunha Lima, Deusdedit Leitão, Paulo Gadelha, Pedro Gondim, Ariano Suassuna… .
Quem cala, consente.
Carlos Aranha, Damião Cavalcanti, Eilzo Matos, Evaldo Gonçalves, Flávio Sátiro Fernandes, Hildeberto Barbosa Filho, Itapuan Bôto Targino, José Neumanne Pinto, Juarez Farias, Gonzaga Rodrigues, Fátima Bezerra Cavalcanti, Ramalho Leite…, e tantos outros, os srs “imortais” concordam com o apedrejamento de jornalistas e radialistas sugerido por Roberto Cavalcanti Ribeiro? Vosso silêncio, até agora pelo menos, é ensurdecedor!
Não honra o “DECUS ET OPUS”.
TI TI TI`S
*A mentira nunca foi e continua sem ser boa companheira, inclusive na atividade política. Ao utilizar esse “caminho”, a oposição de Cajazeiras vai demonstrando que não tem discurso, nem proposta e nem rumo;
*Se você acha normal um Presidente da República fazer piada com a pandemia no dia que o Brasil ultrapassa mil mortes em 24 horas, o anormal é você;
*Falar nisso, o ex-Presidente Lula também pisou na bola. Disse: “ainda bem que o monstro do coronavírus apareceu para mostrar a importância do Estado.” Perdeu a oportunidade de ficar calado!
*Um ex-gestor municipal de CZ, condenado e impedido de disputar eleições e ocupar cargos de confiança, levou uma invertida enorme ao postar mais uma mentira. Em sua página de facebook ele postou: “Essa gestão está zombando da inteligência dos cajazeirenses! Carlos Antônio diz que Unidade inaugurada por Zé Aldemir para Covid-19 atende só pacientes com gripe”. Ato contínuo, a sra. Solange Vianna postou a invertida: “Não é o caso porque tenho duas vizinhas que foi lá hoje sem gripe e foi atendida normalmente”.
*Domingo nos encontramos no TREM DAS ONZE.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário