O utópico atendimento do HUJB e as quentes da política da nossa região
Semana passada passei pelo que muitos já relataram nos meios de comunicação de Cajazeiras sobre o Hospital Universitário Júlio Bandeira (HUJB): um atendimento sem humanização e capacitação. Isso expõe a realidade frágil da nossa estrutura de saúde pública: crianças de Cajazeiras e de outros municípios sertanejos sem assistência adequada.Neste momento é importante refletir sobre o desespero dos pais de família que buscam, mas não conseguem atendimento e proteção para os filhos na rede hospitalar local.
Ao chegar ao HUJB na tarde da última quinta-feira (14), percebi o comportamento e a expressão de receio das mães, pois, além de estarem há horas esperando atendimento para seus filhos, elas temiam serem atendidas pela médica que teria errado no diagnóstico da garotinha de 8 anos que morreu há alguns dias e que até agora o hospital não disse se abriu uma sindicância para apurar o caso ou que está fazendo.
O fato, meus amigos, é que temos dois cursos de Medicina na cidade, mas para quê se o ‘hospital-escola’ não tem suporte para tais. Seria o caso da prefeita Denise Albuquerque tomar as rédeas novamente, como foi em 2014?
Na minha postagem no Facebook, veja quantas reclamações de pais de família. E um detalhe: a maior queixa é no tocante ao atendimento, a famosa e fria ‘triagem’.
“Não adianta boniteza de um prédio todo reformado e grande se o principal não tem, o atendimento humanizado”, comentou um amigo.
Como pedir calma a alguém que chega ao hospital com o filho acometido de uma febre de 40 graus e desidratado? Como pedir calma a uma mãe que perdeu seu filho por possível erro médico? Quem precisa de calma para planejar melhor é a direção daquela casa de saúde.
Vamos as quentes da política da semana:
ENCONTRO
Um dos empresários que participou do evento organizado pelas entidades de classe de Cajazeiras com o pré-candidato a prefeito pelas oposições, José Aldemir (PP), nesta sexta-feira (15), na CDL, disse à coluna que faltou liderança dos responsáveis para reunir o maior número de integrantes das categorias para discutirem o melhor para a cidade. Segundo ele, apenas 29 pessoas participaram.
TÉCNICOS
Segundo o empresário, no encontro, José Aldemir disse que em seu governo os secretários serão escolhidos de forma técnica e que terá abertura para os empresários de Cajazeiras.
NOVOS ENCONTROS
Deverá haver reuniões como essa que aconteceu na sexta com os outros pré-candidatos, a exemplo de Antônio Gobira (PSOL) e a atual prefeita Denise Albuquerque (PSB).
SE FORTALECENDO
A prefeita de Monte Horebe, Cláudia Dias (PSB), se fortalece cada vez mais para o pleito de outubro deste ano. Segundo informações de pessoas da cidade, a oposição de Monte Horebe não se une e isso tem deixado a atual gestora bem confortável para a reeleição.
NOME NOVO
A cada dia que passa cresce dentro do grupo da situação em Cajazeiras os comentários que o diretor do sistema de comunicação Alto Piranhas, professor José Antônio Albuquerque é melhor nome para vice-prefeito na chapa de Denise Albuquerque (PSB). O professor teria o aval do governador Ricardo Coutinho e de várias lideranças locais.
SEM SAÍDA
Caso José Antônio seja escolhido e aceite essa missão, isso não seria muito bom para o pré-candidato das oposições José Aldemir, que goza de grande amizade com o professor. Seria embaraçoso para Zé Aldemir criticar o amigo no palanque.
EM CACHOEIRA DOS ÍNDIOS
O vice-prefeito de Cachoeira dos Índios, Alan Leite (PSB), estaria cada vez mais perto de convencer a ex-candidata a prefeita daquela cidade a lhe apoiar. Segundo informações do grupo dos girassóis, Alan seria o candidato a prefeito e Guia (PMDB) sairia como vice. Também fui informado que uma conversa estaria marcada entre Alan e Teta Francisco (PR), onde poderiam selar a paz na família.
UNIDOS
Já na situação, o prefeito Francisco Dantas (Bodin – DEM) nos garantiu que está unido com Teta Francisco e não existe nenhuma hipótese de ruptura entre eles. Teta, inclusive, voltará a indicar o nome do vice na chapa situacionista.
CONVITE
O padre Francivaldo do Nascimento Albuquerque teria sido convidado para se engajar na campanha da prefeita Denise Albuquerque. O convite teria sido feito pelo deputado Jeová Campos (PSB). Caso aceite, Francivaldo voltaria para o grupo do qual já participou quando foi eleito vice-prefeito em 2000.
EM SÃO JOSÉ DE PIRANHAS
O empresário Chico Mendes (PSB) segue confortável com sua pré-candidatura a prefeito em São José de Piranhas. Lá as oposições estão desunidas e pelo menos três nomes vão bater de frente com o nome indicado pelo atual prefeito Domingos Neto (PMDB). São eles: Juninho Lacerda (filho de Dr. Brasileiro – PSDB), Dr. Edson (PDT) e o vereador Clóvis (PC do B).
DESABAFO NAS REDES SOCIAIS
“Infelizmente muitos paraibanos que são do interior, quando vão residir na capital parecem que adquirem uma doença chamada de aminésia, pois ao se instalarem em João Pessoa, começam a tratar os outros paraibanos mais precisamente os do interior de “matuto” e como fez esse deputado, se acha filho da capital, por isso meus parabéns a Rômulo Gouveia que falou em alto e bom som que era de Campina Grande, como também vi muitos destacarem suas cidades de origens sem ser a capital”.
Antonio A. L. Filho opinando sobre o deputado federal da cidade de Uiraúna, no Sertão da Paraíba, Wilson Filho (PTB) que apenas citou o nome de João Pessoa a votação de continuidade do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário