header top bar

Francisco Inácio Pita

section content

O uso das drogas e caminho sem volta

20/07/2024 às 12h10

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

Por Francisco Inacio Pita – Segundo informações mais recentes, as bebidas que contém álcool estão entre as drogas mais consumidas no Brasil, observada como situação gravíssima e difícil de controlar. Está praticamente comprovado que o uso de bebidas alcoólicas é o principal responsável por crimes de violência doméstica e a ocorrência da maioria dos acidentes de trânsitos. Quero com este trabalho mostrar uma série de informações, causas e consequências relacionadas ao consumo das drogas lícitas e ilícitas.

Se você observar com muita atenção saberá claramente, que o consumo de substâncias químicas deploráveis, já chegou com grande intensidade nas cidades grandes, médias e pequenas. Até na maioria das pequenas localidades rurais do Brasil já contam com grupos formados para vender e consumir drogas ilícitas.

Com o aumento do consumo de bebida, entram as outras drogas na jogada, muitos usuários de bebidas, usam ilegalmente o seu carro ou a sua moto, principalmente no final de semana, uma ação de irresponsabilidade que tem aumentado o número acidentes nas estradas e atendimentos nos hospitais de urgência e trauma em todo o Brasil. As leis proíbem o uso do veículo automotor quando estiver alcoolizado, infelizmente, muitos consumidores de ambos os sexos esquecem as leis, e praticam esse ato desastroso, e por falta de sorte ou mesmo insensatez, estraga a sua própria vida e muitas vezes a vida de outras pessoas que estão no trânsito e que não tem nada a haver com a sua bebedeira.

As drogas ilícitas, como cocaína, crack, maconha, têm muito uso. Outros produtos lícitos, como: as bebidas munidas de álcool, os tranquilizantes em pequena intensidade e os cigarros, têm perturbado a saúde de muitas famílias pelo Brasil afora, sendo a bebida alcoólica a mais usada, que tem destruído famílias. Com o desajuste familiar, não é difícil encontrar um viciado na maioria das residências brasileiras. Observam-se diariamente pessoas consumindo bebidas nos bares, nas praças, nas festas e nas próprias moradias. É comum presenciarmos criaturas de todas as idades usando essas substâncias químicas e até certo ponto maléfica a saúde.

Outro fato que não pode deixar de ser lembrando, apesar da ação atuante das autoridades policiais, presenciamos jovens com idade inferior a 18 anos consumindo bebidas, na maioria das vezes acompanhado dos pais. Fato inaceitável e considerado como uma grande falta de responsabilidade do próprio pai ou da mãe que oferece ou permite que seu filho ou sua filha de menor idade, prove de bebidas alcoólicas, e ainda mais grave, existem muitos jovens de menor idade viciados no consumo de álcool, termina provando outras drogas e tem promovido muita destruição na sua vida e na sociedade, se torna violento e até pratica assassinato, ficando praticamente impune devida as leis de proteção para menor de 18 anos, e tudo isso só aconteceu porque estava infiltrado neste mundo doentio. Beber no final de semana e de forma controlada não faz mal, mas é começando assim, que vai aumentando a vontade de beber uma quantidade maior e termina se tornando viciado, começa a beber outros dias da semana, e é nesse passo lento que os consumidores se tornam depravados. Cuidado e muito cuidado!

Nesse trabalho, quero alertar a todos e principalmente os jovens para não usar nenhum tipo de droga, seja ela lícita ou ilícita. O iniciante deve pensar duas vezes antes de usar pela primeira vez. A maioria das drogas, se a pessoa usar uma única vez, arrisca continuar usando e se tornar um viciado em poucas semanas. Quando um jovem se torna contagiado por essas substancias maléficas, ele é capaz de fazer de tudo para manter o seu vício, briga com os pais, rouba objetos de casa para vender e comprar a droga, assalta a mão armada, por fim, faz de tudo.

O objetivo desse artigo é levar ao leitor conhecimentos e, ao mesmo tempo, alertar ao futuro consumidor, lembrando que se usar uma única vez, terá a possibilidade de ficar viciado a vida inteira e chegar mais rápido à morte.

O consumo de droga está acentuado em todo universo, muitas vezes, até imaginamos fora de controle, nas recentes reportagens divulgadas em diversos meios de comunicação, podemos ver o envolvimento de vários seguimentos da sociedade brasileira até difícil de acreditar, são pessoas de nível financeiramente elevado e infiltrado neste mundo terrível de malfeitor. Os fatores que levam os traficantes a este caminho, são as formas lucrativas e a clientela que vem aumentando a cada ano. Algumas autoridades, ao ler este trabalho, devem pensar ou até mesmo me chamar para esclarecer estas afirmativas acima descritas. Ao mesmo tempo, acredito que não, porque a justiça e as polícias investigativas não precisam, o setor de investigação da Polícia Civil e da Polícia Federal do Brasil, devem dispor de dados que têm mais importância do que o conteúdo de um artigo.

Devemos fazer algumas indagações às pessoas que vendem e consomem drogas: você está bem consumindo drogas? Tem procurado fazer o bem neste meio? A sua vida melhorou depois que se envolveu neste mundo terrível? Se a sua resposta for sim, os indagados estão completamente enganados, o mundo dos entorpecentes é perigoso e leva diariamente muitos jovens com a chance de ter um futuro brilhante, terminam morrendo antes do tempo. O campo de venda das drogas parece lucrativo, mas é muito perigoso e desonesto. Crescer financeiramente à custa da infelicidade de outras pessoas não é legal e não é uma projeção de Deus.

Observa-se que a maioria dos consumidores de produtos químicos ilícitos, são pessoas jovens que poderiam ter um futuro promissor, eles são atraídos por falsas promessas, se envolvem e depois de uma pequena temporada, tem poucas possibilidades de deixar este mundo doentio, e termina destruindo a sua própria vida. Gradativamente, o viciado passa a viver no mundo da maldade. Lembre-se que quando se torna e é convidado para fazer parte de um grupo, vem muitas ofertas e promessas, mas tudo isso não passa de uma grande ilusão, você está sendo ludibriado, e se aproximando do seu próprio fim em pouco tempo.

O uso exagerado de substâncias químicas está muito marcante e praticamente em todo o universo, visto que, foi transformado em um comércio clandestino e poderoso em todos os recantos do mundo, este segmento tem ceifado a vida de muitos jovens que se envolvem de forma enganado e quando pensa em se afastar já não consegue, e finalmente, muitos antecipam a sua própria morte e até o fim de outras pessoas. No momento de um assalto, muitos assaltantes atiram em pessoas inocentes, simplesmente por não entregar o celular de forma rápida ou mesmo por pura maldade. O meliante dispara sua arma sem piedade, pelo simples prazer de praticar o crime.

Os meios de comunicações, como: o rádio, a televisão e as redes sociais propagadas diretamente no seio da sociedade, não têm se preocupado de forma intensa em alertar ou fazer divulgações concretas, palestras e outras formas de mostrar os riscos, apenas apresentam algumas vezes os perigos, causas e consequências para os futuros iniciantes, mas de forma leve e sem muito destaque. Talvez seja porque tenha medo de represália dos comandantes do tráfego pelo mundo inteiro. É claro, eles vão se sentir ameaçados e prejudicados em suas vendas, fato que as autoridades deviam tomar as providências.

Vez por outra, é desfeita uma boca de fumo, como se chama na linguagem popular, mas os grandes traficantes têm muitas ramificações, difíceis de controlar e exterminar. Penso eu que, se atualmente as polícias receberem determinações da justiça, têm o poder de acabar com essa desordem, evidentemente, sem dúvida, vai também provocar uma guerra entre os poderosos do comércio ilegal de drogas e as polícias Civil, Militar e Federal. As polícias estão bem equipadas, mas infelizmente, os grupos de traficantes estão bem armados, não têm piedade e possuem a capacidade ofensiva elevada com armas de grosso calibre e provavelmente não vão se entregar para as autoridades procederem aos seus julgamentos e punições.

A nossa vida sempre terá um sentido, mas você precisa entender que é através da fé em Deus e da prática constante da oração, dessa forma, todas as adversidades serão extintas mais rápida do nosso meio, somente com a presença de Deus e pela nossa fé, teremos o poder de controlar as nossas ações no universo. Você precisa acreditar e agir com confiança e amor, pensando no bem e praticando a honestidade em todo o lugar que for, aliás, ser honesto é uma das nossas obrigações de todas as pessoas e papo encerrado.

Mote: não estrague o patrimônio

que Deus lhe deu de presente.

A vida tem sua valia

você precisa zelar

com muito amor cuidar

no passar do dia a dia

conserve a sua alegria

plante uma boa semente

não tire Jesus da mente

que espanta todo demônio

não estrague o patrimônio

que Deus lhe deu de presente.

Todos precisam viver

com a luz do pai eterno

procurar ser moderno

e seu amor vai prover

terá sempre o prazer

de viver bem certamente

o frio se torna quente

como diz o seu Antônio

não estrague o patrimônio

que Deus lhe deu de presente.

Conserve a sua vida

ela é sua riqueza

e a grande fortaleza

e lhe traz boa guarida

até a sua partida

viverá sempre na frente

depende da sua mente

nunca causa Pandemônio

não estrague o patrimônio

que Deus lhe deu de presente.

Finalizo com devoção

com muita luz e amor

com fé em Deus criador

que está sempre em ação

manda a boa condição

e vem na minha mente

eu planto a boa semente

e grande carga de hormônio

não estrague o patrimônio

que Deus lhe deu de presente.

Muito obrigado a todos e até o nosso próximo encontro.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Francisco Inácio Pita

Francisco Inácio Pita

Francisco Inácio de Lima Pita — Radialista e Professor Licenciado em Ciências e Biologia pela UFPB e UFCG respectivamente. Atualmente é professor aposentado por tempo de serviço em sala de aula, escritor dos livros CONCEITOS E SUGESTÕES PARA VIVER BEM O MATRIMÔNIO, AS DROGAS E A RETA FINAL DA VIDA, VARIAÇÕES POÉTICAS, ARQUIVO DA CULTURA NORDESTINA, 102 SONETOS  e tem outros livros em andamentos, mora atualmente na cidade de São José de Piranhas – PB. Atualmente participa do Programa Radar Cidade com o quadro PAPO RETO pela TV Diário do Sertão ao lado de Dida Gonçalves, é coordenador geral da Rádio Web Vale do Piranhas em São José de Piranhas.

Contato: [email protected]

Francisco Inácio Pita

Francisco Inácio Pita

Francisco Inácio de Lima Pita — Radialista e Professor Licenciado em Ciências e Biologia pela UFPB e UFCG respectivamente. Atualmente é professor aposentado por tempo de serviço em sala de aula, escritor dos livros CONCEITOS E SUGESTÕES PARA VIVER BEM O MATRIMÔNIO, AS DROGAS E A RETA FINAL DA VIDA, VARIAÇÕES POÉTICAS, ARQUIVO DA CULTURA NORDESTINA, 102 SONETOS  e tem outros livros em andamentos, mora atualmente na cidade de São José de Piranhas – PB. Atualmente participa do Programa Radar Cidade com o quadro PAPO RETO pela TV Diário do Sertão ao lado de Dida Gonçalves, é coordenador geral da Rádio Web Vale do Piranhas em São José de Piranhas.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: