header top bar

Padre Djacy

section content

O triste e melancólico fim da Copa Paraíba

02/08/2013 às 14h57

Lembro-me que todos os clubes que fazem o futebol profissional da Paraíba, bem como, imprensa e torcedores, sempre estavam reclamando da falta de um calendário de competições, pós campeonato paraibano. Pois bem, eis que de repente, a Federação Paraibana de Futebol atendendo aos reclames dos seus filiados e de todos que atuam direta e indiretamente neste esporte, cria, ao seu modo, sem passar por um planejamento com os nossos clubes, a Copa Paraíba que, deveria ser aquele ponto de manutenção futebolística dos times profissionais. Infelizmente, a Federação Paraibana de Futebol através da sua diretoria e, bom frisarmos e justiça se faça, a culpa não deve ser debitada apenas na conta de Rosilene Gomes, embora saibamos ser ela a principal comandante e o carro chefe da entidade já que é a presidenta. 

Pois bem, como dizia, a Federação Paraibana de Futebol criou a Copa Paraíba, só que, ela veio carregada de “erros” estruturantes quanto ao seu perfil e a sua formulação final, ou seja, a competição seria uma espécie de “sub”, nesse caso nosso, limitando até uma certa idade a competitividade dos atletas. Não tenho a menor ideia de afirmar, aliás, fiz sempre isso em meus comentários e em alguns artigos aqui mesmo nesta coluna que, a falência desta competição da Copa Paraíba seria apenas uma questão de tempo o que acabou acontecendo e até acho que ela durou muito mais que eu havia estipulado como tempo. 

Desde que comecei a verdadeiramente o futebol, sei que o brasileiro não tem o bom hábito de usar o planejamento como forma de sucesso neste esporte, são poucos aqueles que fazem isso e, seja ele Federação ou clube e, na Paraíba isto é uma prática antiga e que continua como aliado do caos que estamos submetidos. Tem mais, todos recordamos e ainda está fresca na nossa memória o grave problema desta competição quando o CSP que, segundo a FPF seria o representante estadual na Copa Brasil e o Sousa conseguiu na justiça tomar a vaga do tigre e nos representar nesta competição nacional. 

Quer dizer, tudo errado, vejo que ali, naquele momento, começava de fato o processo de degola da Copa Paraíba. Mas, ainda tinha um último capítulo de agonia desta competição, a Federação Paraibana de Futebol, em ato de extremo desespero, anuncia que a Copa Paraíba seria disputada, desde que quatro ou mais clubes se inscrevesse e, apenas pelos atletas profissionais, mas, a FPF esqueceu-se que falidos, sem apoio, os nossos clubes não estavam dispostos a enfrentar mais um degrau de sofrimentos e assim termina a história da Copa Paraíba que comprova a nossa incompetência.

Copa Sub 15
O professor Márcio Raniere afirmou-nos que a cidade de Cajazeiras deverá sediar a Copa Paraíba Sub 15, região do sertão, que é um evento a ser promovido no final deste mês de agosto, pelo Governo do Estado da Paraíba através da Secretaria de Esportes e o professor acaba de ser indicado para coordenar está competição a nível local. Algumas cidades sertanejas que tem trabalho nesta categoria já iniciaram contato com esta coordenação e confirmaram presenças neste evento, outras, solicitaram informações e como proceder o encaminhamento das inscrições. Tudo faz crer que a competição que será realizada no Perpetão, será de pleno sucesso e, uma grande oportunidade para a descoberta de novos valores para o futebol profissional, olho nessa garotada.

Final feliz
Se para uma parte da imprensa esportiva da Paraíba e torcedores o fim da Copa Paraíba é refletida como mais uma mostra do caos do futebol no nosso estado através da direção da Federação Paraibana de Futebol que não soube conduzir a competição, para o Treze Futebol Clube de Campina Grande o momento é de comemoração e de muita alegria por parte da imensa torcida do Galo, como não teremos a realização deste campeonato a FPF foi obrigada a presentear o Treze com a vaga da representação da Paraíba para a Copa Brasil 2014, assim sendo, um final feliz para o Galo. Mas, é bom que o clube se prepare com mais afinco e bons investimentos para que ele possa nos representar dignamente em mais uma competição nacional.

BOLA DENTRO
Para a realização de mais um evento de Corrida de Ruas em Cajazeiras já anunciado oficialmente pela Prefeitura Municipal de Cajazeiras dentro das festividades da semana da cidade. Parabéns a Beto e a todos os nossos atletas de ruas com a NOTA 10!

BOLA FORA
Para o meu Flamengo. Vê-lo jogar na atualidade é sofrer mil vezes. Temo que pela primeira vez possamos acabar chegando a segundona do brasileiro. Falta qualidade nos nossos jogadores e com isso o time é um dos piores que vi em ação. NOTA 0!


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Padre Djacy

Padre Djacy

Pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, da cidade de Pedra Branca, no Vale do Piancó, Diocese de Cajazeiras, Paraíba.

Contato: [email protected]

Padre Djacy

Padre Djacy

Pároco da paróquia Nossa Senhora do Perpetuo Socorro, da cidade de Pedra Branca, no Vale do Piancó, Diocese de Cajazeiras, Paraíba.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: