O trabalho reconhecido
Em várias cidades da região observamos que o trabalho desenvolvido pelos gestores foi reconhecido, apesar da existência de uma faixa do eleitorado que vota em troca de vantagem pessoal durante a campanha eleitoral.
Começamos com Monte Horebe, onde o prefeito Marcos Eron obteve mais de 80% dos votos, tendo sido o candidato que obteve o maior percentual de votos de toda Região e certamente de toda Paraíba.
Marcos Eron ao ser eleito prefeito não só arrumou a casa, vítima dos desmandos administrativos da ex-prefeita, Cláudia Dias, tendo feito um governo com honestidade e eficiência; pagando em dia os servidores municipais e resolvendo todas as pendências, que não eram poucas, para a partir daí concluir as obras que foram deixadas inacabadas e conquistar recursos para novas obras.
Em São José de Piranhas, apesar da dúvida por parte de algumas pessoas que diziam que Chico Mendes não tinha cheiro de povo e tomou medidas austeras no início da gestão, as urnas mostraram que o trabalho venceu e não o favor pessoal, sendo eleito com mais de 70% dos votos.
Em São João do Rio do Peixe, Airton Pires conseguiu eleger o vereador Luiz Claudino, com uma grande maioria, também resultado da reorganização administrativa do município, vítima de descasos administrativo ao longo de décadas e da execução de inúmeras obras importantes, como a Praça da Matriz, asfaltamento de ruas, pavimentação, revitalização de praças e de espaços públicos como o entorno da Estação de Trem. Quem não fez um bom governo, com obras e pagamento em dia dos servidores, perdeu a eleição.
Bonito de Santa Fé
O prefeito eleito de Bonito de Santa Fé, Ceninha Lucena (Podemos), se reuniu com o deputado estadual Júnior Araújo (Avante) para agradecer o apoio e empenho do parlamentar na eleição que deu a sua vitória com 58% dos votos.
Comemoração
O prefeito José Aldemir além de comemorar sua vitória certamente comemorou o insucesso nas urnas dos seus críticos na Câmara Municipal, a exemplo de Roselânio Lopes, Kleber Lima, Rivelino Martins e Jucinério Félix, estes dois últimos a não recondução do Poder Legislativo já era esperada.
Esperada
A derrota de Rivelino Martins e Jucinério já era esperada. Diziam que Rivelino sem o apoio do HRC, Secretaria de Educação e demais órgãos do governo do Estado e Jucinério Félix, sem a Prefeitura Municipal não conseguiriam votos e realmente aconteceu, agora, a baixa votação, surpreendeu. Já o insucesso de Kleber Lima e de Roselânio Lopes foi surpresa. Ficou provado que ter um mandato propositivo não é o suficiente para conquistar votos.
Campina Grande
Os Cunha Lima continuam com o prestígio em alta em Campina Grande. Agora o grupo terá um probleminha para resolver: tem dois pré-candidatos a governador, o prefeito Romero Rodrigues que fez seu sucesso e conta com uma grande aprovação popular e o jovem deputado federal Pedro Cunha Lima, que está no seu segundo mandato e é filho do ex-governador Cássio Cunha Lima.
Rápidas
*Conhecidos os eleitos, uma nova disputa é iniciada pela presidência da Câmara Municipal de Cajazeiras.
*Já se lançaram como candidatos, disputando o voto dos futuros companheiros, Eriberto da Cagepa e Neto da Vila Nova.
*O prefeito José Aldemir que na eleição passada fez apenas quatro vereadores, desta vez, elegeu sete.
*Ainda não é a maioria nem 1/3 dos vereadores, número necessário para aprovar ou reprovar várias matérias.
*Desta vez, como tinha muitos candidatos, Zé Aldemir também teve que formar um bloco de candidatos que tinham um potencial de votos menor e que não queriam concorrer com os grandes, e deu certo. O PSDB, partido que abriu os pequenos elegeu três vereadores.
*Foi impressionante a renovação na Câmara Municipal de Cajazeiras. Observa-se que os novos vereadores são lideranças comunitárias.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário