O sonho da Universidade do Sertão, a falta de deputados e as quentes da política
Ao escrever a minha coluna desta semana, fiquei sonhando com uma Cajazeiras sendo sede da Universidade Federal do Sertão (UFS), mas me deparo com a falta de um hospital de alta complexidade, de um aeroporto homologado, com voos regulares, e de um Instituto de Medicina Legal (IML).
Sei que o governador Ricardo Coutinho (PSB) tem feito sua parte no tocante à homologação do aeroporto e à construção do IML, mas a falta de representantes de nossa região na Câmara Federal tem emperrado o sonho da UFS. Se tivéssemos um deputado daqui, não tenho dúvidas que ele estaria lutando para alocar recursos para esse sonho se tornasse realidade.
O que vejo mesmo são promessas e mais promessas, a exemplo da feita pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB), que recebeu uma documentação do então Movimento dos Amigos de Cajazeiras (MAC) e prometeu trabalhar para mandar verba para a construção do IML, mas até agora nada. Depois foi a vez de Cícero Lucena, que usou os microfones da rádio Arapuan FM para anunciar que estaria mandando recursos para a construção deste órgão, mas parece que esse dinheiro se perdeu no caminho, pois até hoje não chegou.
Quem prometeu e cumpriu, foi o então, senador Vital do Rego Filho e o atual Raimundo Lira (PMDB). Juntos enviaram recursos para o IML e Aeroporto de Cajazeiras. Lira é filho desta de Cajazeiras e tem demonstrado que nossa região ganhará muito com seu mandado.
E os deputados que foram votados aqui? Aí te respondo: todos de fora. E você pode me perguntar: e Wellington Roberto (PR)? Aí te repondo de novo: ele pode até ter nascido por essas bandas, porém faz tempo que perdeu o rumo destas terras.
Confira as quentes da política da nossa região:
SERÁ?
Os aliados do grupo da oposição em Cajazeiras acreditam que até agosto a ex-gerente da 9ª Regional de Educação de Cajazeiras, Socorro Delfino, poderá voltar apoiar o deputado José Aldemir. Muitos afirmam que Corrinha nunca votou contra Zé e não será agora que isso vai acontecer.
MAS HOMEM!
O vereador Alysson Lira (Neguin do Modrian – PSD) deverá ser consagrado como candidato a vice-prefeito na chapa de José Aldemir. Entre os aliados de Zé, o vereador é o mais cotado para tal cargo.
QUASE CERTO
Já do lado da prefeita Denise Albuquerque (PSB), o nome de Junior Araújo (PTB), mesmo tendo rejeição dentro dos aliados de Ricardo Coutinho, deverá ser mantido. Ele já teria 70% do apoio do grupo.
NÃO ACREDITO!
Um aliado do ex-prefeito de Carrapateira, José Ardison Pereira (Dedé de Zé Pereira – PR), disse à coluna que não acredita na candidatura de Zé Gueré (PP) e que na hora certa ele será chamado para compor o grupo da oposição. Segundo esse aliado, na política tem que somar e não que diminuir. Ele acredita que Zé poderá desistir e apoiar Dedé.
CONVERSANDO…
O partido Rede, de Marina Silva, poderá anunciar apoio ao empresário Zenildo Oliveira (PSD) na cidade de Sousa. As conversas vêm acontecendo e o anúncio poderá acontecer nos próximos dias. Zenildo defende a união das oposições na “cidade sorriso”.
POR FALAR EM UNIÃO…
O ex-candidato a prefeito de Triunfo, Edinaldo dos Correios (PSB), almoçou junto com o atual prefeito, Damísio Mangueira. A união dos dois na “cidade do Menino Deus” tem o aval do governador Ricardo Coutinho.
SEM UNIÃO
O governador disse que desde que André Gadelha assumiu a Prefeitura de Sousa, o Governo do Estado tem tido dificuldades de promover melhorias na cidade por causa do rompimento político estabelecido pelo prefeito. “É algo impressionante”, exclamou Ricardo. O governador defende o nome de Fábio Tyrone para prefeito em Sousa.
REBATENDO
Em resposta, André Gadelha taxou o socialista de rancoroso: “Faz política com raiva e com rancor e esqueceu de Sousa”, disse o prefeito, alegando que as obras entregues por Ricardo no município foram obras de José Maranhão e Cássio.
PRA PENSAR:
“Ninguém é suficientemente perfeito que não possa aprender com o outro. E ninguém é totalmente instruído de valores que não possa ensinar algo ao seu irmão.”
– São Francisco de Assis
Leia também:
» 05/04/2016: A importância do HUJB e as pimentas da política das regiões de Cajazeiras e Sousa
» 28/03/2016: Estamos de volta com o tempero das notícias da política de nossa região
» 03/12/2015: A minha saída da Arapuan e para onde irei
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário