header top bar

Saulo Péricles

section content

O golpe. Tão negado, finalmente desmascarado

27/11/2024 às 19h36

Foto - Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Por: Saulo Péricles Brocos Pires Ferreira – Meus caros. Deve existir no nosso país uma; vamos considera-la como tal, “direita” que não é golpista, que não tenta barrar toda a espécie de diálogo com o irmão que tem o enorme pecado mortal de não se alinhar com seus pensamentos radicais e que não vê soluções fáceis para os problemas seculares com que o pais convive: ou seja a “direita pensante” no nosso pais, que segue no caminho de outros como as monarquias absolutistas de outrora, onde heróis salvadores vem com soluções simples para problemas muito complexos, seguem teses que se deve ter um líder messiânico que comande seus destinos, como é o caso da Rússia de Vladimir Putin. Por aqui temos reis para tudo: do rei Congo, passando pelo rei do Baião e o do Futebol, que em tese, resolveriam todas as nossas mazelas, seculares e se considerarmos que nossa civilização é de origem portuguesa, ou pior indígena, devemos no primeiro caso obedecer ao Rei e no segundo, ao Xamâ.

Então a nossa natureza é caudilhesca por natureza. Sempre precisamos de “um pai da pátria”, mas isso sempre foi, é e será uma ficção. De dez anos para cá, poderíamos falar em 2013 como um marco inicial, uma grande parcela de nossa população achou que nosso presidencialismo precisava de um Líder de direita com carisma, depois de uma manobra jurídico-politica eivada de irregularidades e ilegalidades, conseguiu fazer o impedimento da presidente eleita e por outras manobras ainda mais irregulares e ilegais, conseguiu tirar o principal concorrente à presidência fora do pleito de 2018. Em seu lugar, entrou um político do baixo clero do mais radical espectro da extrema direita, oriundo dos tempos mais obscuros da Ditadura Militar, que chegou a homenagear o Cel. Brilhante Ulstra, notório torturador.

Desde que assumiu, cercou-se de pessoas que defendiam um golpe militar e que não permitiriam eleições livres e democráticas. Usou para isso de todos os recursos. Mas teve seus percalços: veio uma epidemia global, que ele e seus assessores negacionistas não puderam controlar seus efeitos deletérios, fazendo de Brasil o campeão de óbitos per capta do mundo, e uma política econômica em que ele não conseguiu entregar o que prometeu, antes pelo contrário: o Brasil caiu para a décima quarta economia do mundo o desemprego subiu e nosso país voltou para o mapa da fome.

Mas se formou, emulada por notícias falsas, emitidas em profusão, uma espécie de seita política, e extrema direita radical, que sempre o apoiou, e que obrigou o melhor candidato das oposições fazer uma aliança que ia da direita democrática, até a extrema esquerda, e conseguiu, por pequena margem, vencer a eleição, por pequena margem de votos, e que ele nunca reconheceu, nem seus seguidores.

Depois, se tentou, e até hoje por diversas formas se tenta se inviabilizar o atual governo, e negar que houve uma tentativa de golpe de estado, somente não levado a efeito por causa do judiciário, e por causa de que dois ministros das forças armadas não chancelaram tal intento, sempre negado pelos que tentaram, e relegado como uma coisa de somenos pelos seguidores dessa seita.

Recentemente, chegam a nós gravações estarrecedoras, que comprovam sem qualquer tipo de questionamento que houve uma tentativa muito séria e que até haviam planos de assassinar o presidente, o Vice Presidente, e o Presidente do TSE, que foram abortados por diversos fatores.

Sinceramente Não sei como estávamos tão perto desse golpe de Estado, e como ele não se concretizou. Não podemos negar o insofismável. Mas a seita sempre vai arrumar uma desculpa para minimizar o sucedido.

Como sempre. Seita é seita…

João Pessoa, 26 de novembro de 2024.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Saulo Péricles

Saulo Péricles

Saulo Pericles Brocos Pires Ferreira (Pepe): Engenheiro Mecânico, especializado em engenharia de segurança do trabalho, Advogado, Perito em segurança do Trabalho e Assessoria Jurídica, membro fundador da Academia Cajazeirense de Artes e Letras.

Contato: [email protected]

Saulo Péricles

Saulo Péricles

Saulo Pericles Brocos Pires Ferreira (Pepe): Engenheiro Mecânico, especializado em engenharia de segurança do trabalho, Advogado, Perito em segurança do Trabalho e Assessoria Jurídica, membro fundador da Academia Cajazeirense de Artes e Letras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: