O carnaval indo e voltando

Por Francisco Inácio Pita – Vou iniciar mais um trabalho perguntando: Quando e onde surgiu o carnaval? “O Carnaval teve origem na Grécia Antiga e alastrar-se por vários países, incluindo o Brasil.” “Na Grécia, o Carnaval surgiu como uma celebração da fertilidade do solo e do culto ao deus Dionísio. Na Babilônia, o Carnaval pode ter origem em festas como as Sacéias, em que um prisioneiro assumia o papel do rei. Na Itália, o Carnaval pode ter origem nos festivais pagãos Saturnalia e Lupercália. O Carnaval chegou ao Brasil no século XVII, trazido pelos portugueses. O Carnaval brasileiro herdou o entrudo português e as mascaradas italianas. No início do século XX, elementos africanos foram adicionados à festa.” (www.google.com.br).
O Carnaval é uma festa popular que representa a identidade nacional do Brasil, sendo uma expressão cultural que impulsiona a economia e o turismo do país. É uma manifestação cultural que valoriza a diversidade e a criatividade do povo brasileiro. É um momento de celebração da vida, da alegria e da liberdade. Favorece o aceleramento da economia brasileira, movimentando o turismo, os negócios, o setor de comidas e bebidas e o mercado fonográfico. Pode ser considerado como uma festa que envolve a participação de muitas pessoas, que se preparam fisicamente para a maratona das festas.
O carnaval no Brasil tem sempre uma data certa, que apesar de não ser religiosa, termina exatamente na quarta-feira de cinzas, porta de entrada da quaresma, onde a igreja católica reverencia a vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo durante 4o dias.
No período carnavalesco, tem de tudo, cenas boas e ruins. Muitas pessoas conseguem um emprego temporário, aceleram a economia com vendas de roupas próprias para a época, aumentam o consumo de bebidas e outros derivados. Em contrapartida, acontecem vários acidentes de trânsitos, assassinatos, violências movidas pelas drogas licitas e ilícitas e outros eventos do mal, que infelizmente não era para existir durante a festa de momo.
LEIA TAMBÉM:
Mote: carnaval indo e voltando
como festa popular.
Carnaval tem alegria
também tem desilusão
devido a devastação
para alguns tem agonia
pra quem entra na folia
com a intenção de brincar
vai no bem se projetar
na certa sairá ganhando
carnaval indo e voltando
como festa popular.
Tem também a violência
praticada de mal gosto
alguém sofre o desgosto
por falta de consciência
ou talvez a procedência
de quem não deseja amar
procura se comportar
sem a bondade praticando
carnaval indo e voltando
como festa popular.
Tem gente que exagera
no consume da bebida
termina as vezes com a vida
e segue em outra era
deixa de lado a paquera
vai pra outro patamar
só sabe é perturbar
com o mal lhe acompanhando
carnaval indo e voltando
como festa popular.
Quem preserva o amor
se dar bem na história
no carnaval tem vitória
com todo o seu valor
se dar bem no setor
de forma espetacular
e sabe bem projetar
no que ele está cuidando
carnaval indo e voltando
como festa popular.
Finalizo esta jornada
no projeto do senhor
que me traz o seu amor
para a minha caminhada
nunca vai me faltar nada
no linear do passar
Jesus vai me ajudar
quando estiver trabalhando
carnaval indo e voltando
como festa popular.
Muito obrigado a todos e até o nosso próximo encontro.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário