Nossas promessas à ACAL
Por Mariana Moreira – Ao assumirmos, recentemente, a presidência da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (ACAL), publicamente, fizemos um pacto de compromisso e desejo que expressam e manifestam nosso entendimento do fazer cultural e artístico como engenho humano e, portanto, histórico.
Assim, nos comprometemos.
Que caminhemos no sentido de fortalecer a ACAL e, cada vez, com maior afinco, torná-la referência de entidade que, gestada nas sertanejas terras da cidade que “ensinou a Paraíba a ler”, e ungida pelos reluzentes raios do sol poente a tremular nas águas de teu Açude Grande, pense e faça das letras e das artes caminhos para a emancipação política e cultural destas terras e de suas gentes.
Queremos que a ACAL ganhe robustez e sustança como espaço de promoção de eventos, atividades, manifestações que analisem, interroguem, discutam, proponham quem somos e o que seremos enquanto cenário e possibilidade de refletir e construir propostas, análises, avaliações, ideias de nossa rica produção artística, literária, cultural.
LEIA TAMBÉM:
Queremos uma ACAL que transite de Cristiano Cartaxo as louceiras do São José.
Que discuta e tematize de Hildebrando Leal a Chico Amaro.
Um trânsito que seja capaz de enxergar o pulsar da criação onde, aparentemente, se produz vidas, histórias, artefatos, sonhos.
Mesmo as mais singelas e comuns produções.
Queremos a ACAL com seu acervo organizado e servindo como suporte para tantos pesquisadores e curiosos que buscam conhecer retalhos e desenhos de nossa história e de nossa gente.
Desejamos a ACAL como parceira das inúmeras instituições de ensino que, como espaços privilegiados da produção do conhecimento e do saber, enriqueça nossa vivência de entidade guardiã e inventora de artes, letras e histórias nossas.
Queremos que a ACAL preserve e aprofunde sua relação de parceria e intercâmbio com o poder público, sobretudo, a esfera municipal, para que consigamos incrementar planos e ações que pululam em mentes e corações de todos os acadêmicos que, unificados na academia, se diversificam em áreas e campos de ação e atuação, produzindo letras, músicas, sons, imagens, rimas e versos.
Essa é a ACAL que estamos assumimos – encorpada pela atuação e dedicação das profícuas gestões anteriores – e, doravante, fortalecida por nossa ação, nosso trabalho e, sobretudo, nosso compromisso de torná-la, cada vez mais, sinônimo e tradução do fazer cultura.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário