Museu do futebol de Cajazeiras é pioneiro na Paraíba
Por Reudesman Lopes
Uma recente matéria do jornalista André Resende na coluna Almanaque do Jornal a União, mostra: Um mapa para os museus paraibanos. O Estado da Paraíba conta com 61 espaços museológicos físicos esses dados são do Instituto Brasileiro de Museus e relata que todos eles estão cadastrados no sistema nacional. Dentre eles está o Museu do Futebol de Cajazeiras, trabalho pioneiro, único no gênero e especifico nesta sua categoria, ele vem lutando para ganhar o reconhecimento da população e das autoridades locais e assim melhorar a sua estrutura em termos de espaço físico e de recursos materiais como estantes apropriadas, mesas para exposições de documentos e outras peças, o nosso museu carece urgentemente, também, de uma maior divulgação.
Sem qualquer verba de manutenção o Museu do Futebol de Cajazeiras vai resistindo dentro das suas limitações em sua continuidade. Recentemente, sabedora das dificuldades enfrentadas pelo museu, a Deputada Estadual, Dra. Paula, esteve visitando-o e, ao sentir a necessidade urgente de algumas providências, determinou a recuperação do teto deste e de toda a sua pintura externa e interna, garantindo o início destas obras para o próximo mês de janeiro.
Como fala o jornalista André Resende em sua matéria acima citada: “A velha máxima de que quem gosta de passado é museu está sendo ressignificada”. Na verdade, muitas iniciativas estão sendo direcionadas já que somos sabedores que as pessoas gostam, sim, de conhecer o passado, de visitar os museus. Quem batalha diuturnamente por um museu sabe, de fato, que necessitamos e muito de compromisso.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário