A luta por eleições limpas
Parcela significativa da sociedade começa a dar sinais claros sobre a necessidade de se promover mudanças mais profundas na vida pública, focando as questões que mais angustiam o atual momento político e eleitoral. Aliás, as eleições municipais deste ano acontecem numa nova fase, marcada, sobretudo, pelo olhar mais vigilante das instituições e da própria sociedade.
O esforço da Ordem dos Advogados, das igrejas e da própria Justiça Eleitoral, entre outras instituições, objetivando o fim de práticas antigas, que só atrapalham o exercício consciente e democrático do voto, ganha força e pode estabelecer um novo momento de perspectiva real de mudanças para todos.
Na verdade, não podemos alimentar a ideia de que tudo poderá ser transformado em pouco tempo, mas acreditamos em avanços, a partir das campanhas e dos movimentos que já vêm sendo realizados. O Combate ao Caixa 2, por exemplo, assumido pela OAB, que fortalece a luta pelo fim dos grandes investimentos privados nas disputas políticas, pode ser mais um passo importante nessa direção.
Essa e outras iniciativas por eleições limpas são, portanto, fundamentais no processo eleitoral. E isso vem ganhando força, principalmente depois da onda de escândalos de desvio de dinheiro público em várias esferas da administração pública, em detrimento das reais necessidades da população, que clama por serviços de melhor qualidade.
Pois bem, isso funciona ainda como uma luz no fim do túnel, e não podemos ficar indiferentes. A sociedade precisa congregar forças para continuar lutando cada vez mais por um novo momento de mais ética e seriedade na política. É preciso despertar para isso. Chegou a hora.
Representação política
A posse do cajazeirense Deca no Senado Federal criou uma expectativa positiva nos diversos setores da sociedade local e regional, notadamente, no meio empresarial, que têm manifestado inquietação diante dos problemas e desafios de Cajazeiras junto à esfera federal. O novo senador, inclusive, promete discutir com as entidades uma agenda para nortear sua atuação, durante o período de mandato.
Debates políticos
A campanha política de Cajazeiras deverá ganhar novos contornos de acirramento, a partir da próxima semana, com a realização de debates entre os postulantes a prefeito. Estão programados três debates, que já vêm gerando muita expectativa na cidade. É um bom momento para se avaliar a postura e as ideias dos candidatos majoritários.
Convite do SINFUMC
O Sindicato dos Funcionários Municipais de Cajazeiras está convidando todos os candidatos ao pleito deste ano para o lançamento da Plataforma para as Eleições Municipais de 2016, sob o título “Municípios para as Pessoas: um chamado à ação para mudar nosso lugar”, elaborada pela Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal. Será neste dia 17, a partir das 09 horas, na Câmara Municipal.
José Anchieta
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário