Léo: a indústria e o comércio de casa
Por Petson Santos
A juventude e o discurso eloqüente do prefeito de Cajazeiras, Léo Abreu (PSB), não são suficientes para imprimir uma postura de vanguarda e renovação na política da Terra do Padre Rolim.
Eleito, o neo-socialista apareceu no cenário como uma promessa de novos costumes e práticas. Mas fala bonita e arranjos retóricos desabam quando a ação diz exatamente o contrário.
Na primeira oportunidade, Léo empurrou parentes em cargos comissionados do Estado em Cajazeiras. Achou pouco, emplacou a própria mulher na pasta adjunta de uma secretária que “doutora” Jaqueline entende tanto quanto Pelé sabe de astrofísica.
Em quê a primeira-dama vai ajudar a cidade na condição de sub-secretária da Indústria e Comércio? O pior é constatar que o prefeito eleito sob a aura da transformação se iguala a todos os outros políticos que ele tanto combateu.
Só uma perguntinha pra fechar. Entre tantos aliados e militantes políticos do bloco PSB/PT/PMDB não há um quadro capaz de assumir cargo de nível estadual? Seriam todos incompetentes. Ou o potencial só é medido pelo DNA na República Abreu?
INÉDITO
A câmara de vereadores de São José de Piranhas é uma das poucas que conheço que não grava as suas sessões parlamentares. Os vereadores fazem seus discursos, debatem temas e nada fica registrado. Foi informado que organização mesmo só teve na época de Chico Mendes, quando era presidente daquela Casa.
SAÚDE NA EMERGENCIA
Os hospitais de São João do Rio do Peixe e São José de Piranhas podem fechar as suas portas a qualquer momento. Com o corte das AIHs, o povo vem sofrendo com a falta de médicos, medicamentos e exames que foram suspensos por falta de verba. Tudo isso não passa de politicagem já que nas duas cidades os hospitais são filantrópicos e com isso são regidos por pessoas que não fazem parte do clã maranhista. Resultado: estão sofrendo com decisão da diminuição das verbas estaduais para saúde. È uma vergonha e povo só faz dançar e passar mal sendo transferido para Cajazeiras que também está de mal a pior.
INSATISFEITO
O vereador Deuzinho continua insatisfeito com a falta de consideração que esta tendo por da administração municipal e estadual. Outro dia em um das sessões da câmara, ele soltou o verbo: “Como é que agente é poder sem poder, assim não dá certo, tem gente por aí que não voltou em Léo e está numa boa e tem mais tem gente que nem votou nem trabalhou e está no poder com cargos no Estado e eu zero. Assim não dá”. Deuzinho reafirmou seu apoio a Jeová mais se mostrou desgostoso porque não foi procurado para nada.
CONVITE
O deputado estadual José Aldemir convidou o vereador Deuzinho para participar de sua entrevista na Rádio Alto Piranhas e o vereador alegre com o convite teria dito: “Deputado estou muito satisfeito com sua gentileza mais estou aqui no Sitio Serra da Arara e não poderei ir, mais lhe garanto vou ligar para lhe prestigiar”. O programa não houver por falta de energia elétrica na emissora, mais se o programa tivesse acontecido ia dá o que falar, já que o vereador é ligado a Jeová e aos Abreu.
DO MESMO JEITO
O Hospital Regional de Cajazeiras continua na mesma. O problema é que a batata está esquentando na mão de Jeová que foi o que mais brigou para que aquela casa de saúde tivesse uma administração a três mãos. Sem dinheiro nada funciona e o petista depois de um pronunciamento de José Aldemir disparou: “Se Maranhão não resolver o problema da Saúde de Cajazeiras eu não votarei nele na próxima eleição”.
DE MALAS PRONTAS 1
O presidente da câmara municipal de Uiraúna devera mesmo mudar de lado nos próximos dias. O convite já foi formulado e a decisão e dada como certa já que Geraldo da Emater exerce um cargo comissionado estadual naquele município. O padrinho da sua ida ao grupo maranhista será o deputado federal Wilson Santiago (PMDB).
DE MALAS PRONTAS 2
O ex-secretário de planejamento na gestão de Carlos Antonio e advogado Junior Araújo deve deixar o PSDB e assumir a presidência do PDT em Cajazeiras. O jovem está convidando uma série de pessoas para se filiar ao partido. Será que Júnior pavimenta o caminho de uma candidatura a prefeito da Terra do Padre Rolim em 2012?
DESCASO
Os moradores do bairro do Cristo Rei denunciam a falta de médico na unidade do PSF daquele bairro. Segundo os moradores, o médico contratado teria deixado o posto de trabalho por ter recebido uma proposta melhor de salários em outra cidade. A informação teria sido dada por funcionários da Secretária de Saúde. O líder comunitário Francisco Genésio em contato com está coluna disse que está preocupado com a situação, já que muitos moradores necessitam se deslocar para outras unidades de saúde ou até mesmo ao Hospital Regional para serem atendidos. "A saúde do município está precisando de uma ação imediata do poder público. O PSF está sem médico e a população do Cristo Rei está sofrendo porque ao buscar outras unidades de saúde, às vezes não consegue atendimento por ter completado as fichas para aquele dia", comentou.
PRA PENSAR
"Promessa é dúvida" (Alberto Maduar)
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário