Homenagem póstuma a Rafael Holanda
Por Francisco Frassales Cartaxo
A Academia Cajazeirense de Artes e Letras – ACAL fará homenagem póstuma a seu sócio fundador, Rafael Rodrigues Holanda, no dia 21 de outubro, quinta-feira próxima. Para tanto, foi convocada reunião virtual, a ter início a partir das 19, de acordo com Edital de convocação de todos os associados da jovem instituição cultural. Sessões com esse caráter, além de cumprir exigência estatutária e regimental comum a entidades congêneres, constituem prática universal. No caso presente, com a lamentável realidade de ser Rafael Holanda o primeiro confrade a falecer.
O Edital nomeia a professora Mariana Moreira para coordenar a homenagem. O professor Francelino Soares se encarregará da saudação póstuma, enquanto a família do saudoso Rafael Holanda se manifestará por meio do empresário Irlânio Cavalcante Holanda. Por dispositivo formal, será declarada a vacância da Cadeira nº 29, cujo Patrono é o advogado, promotor público, professor, Manuel Ferreira de Andrade Júnior (1886-1970), que passou quase toda sua longa vida de 84 anos na Ribeira do Rio do Peixe. Logo após sua formatura em Direito, no Recife, em 1907, foi juiz de paz em São João do Rio do Peixe e, em seguida, promotor público da comarca de Cajazeiras. Aqui se aclimatou, constituiu família, tomou parte ativa em nossa sociedade, sobretudo, como professor e fundador-diretor do mais importante jornal que circulou na década de 1920, O Rio do Peixe. Produziu também trabalhos publicados acerca do município de Cajazeiras. Assim faz parte de nossa história educacional e cultural.
A reunião do dia 21 se reveste, também, de outro formalismo, a figurar na ata, a ser elaborada pelo secretário geral da ACAL, por competência regimental. Esse registro formalizará a declaração de vacância da Cadeira nº 29, como passo preliminar destinado à abertura de concorrência visando seu preenchimento.
A sessão especial de homenagem póstuma a Rafael Holanda será realizada de modo virtual, lamentavelmente, em função da grave crise sanitária, que ainda causa aflição, aliada à dificuldade de reunir em Cajazeiras confrades e confreiras residentes em sete cidades brasileiras. Usaremos a plataforma do Google Meet, cujo link a confreira Mariana Moreira, mediadora do evento, disponibilizará, não apenas aos sócios efetivos da ACAL, mas também aos familiares do homenageado, que, com antecedência, comuniquem o desejo de participar da reunião.
Presidente da Academia Cajazeirense de Artes e Letras – ACAL
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário