header top bar

José Antonio

section content

Hoje podemos falar, Perdendo a razão de reclamar

23/08/2024 às 17h27

Coluna de José Antonio

Por José Antonio – Celebramos hoje os 224 anos do nascimento de Padre Ignácio de Sousa Rolim, data em festejamos também os 161 anos de Emancipação Política de nossa amada cidade de Cajazeiras, que foi realizada em 23 de novembro de 1863, mas desde 1948, está sendo antecipada para o dia 22 de agosto. Vamos comemorar!

Do que reclamar se temos um belíssimo pôr-do-sol, que o contemplamos com muito prazer do balde do histórico Açude Grande?

Ninguém reclama de barriga cheia, diz o ditado popular, mas para enchê-la é preciso tomar o caldo de mocotó de Dona Maria, bem cedinho, no Açougue Grande ou mesmo passar no Bar da Graxa para comer bode cozinhado com cuscuz de milho, temperado por Vera com cheiro verde vindo das férteis terras do Gravatá.

Da cidade que tem em suas escolas de ensino superior mais de 10.000 estudantes que a enfeita de alegria e a enche de burburinho?

O que dizer da cidade que respira humanismo, ela que sempre abrigou e acolheu milhares de filhos de outras cidades sertanejas?

O que falar da cidade com todas as suas qualidades e diferenças, e ainda é o lugar que oferece abrigo e esperança e é aonde os sonhos são possíveis?

Denominá-la de terra do futuro não é necessário, porque os seus números já apontam para o presente mostrando o quanto crescemos.

Olhando para o passado assistimos o derramar de sangue no Patamar da Igreja Matriz, em defesa da cidade e de suas ideias, e o seu povo demonstrou que nada teme.

Vencemos ontem e estamos prontos para vencer novamente e não queremos saber qual o tamanho da batalha.

Sabemos com muita clareza que todos os sonhos são possíveis e até os atuais dias nunca sonhamos para não os ver realizados.

As muitas lutas de ontem, hoje já fazem parte da história: o Curso de Medicina e o Aeroporto com suas linhas aéreas, ações que considero as mais relevantes das últimas décadas. São sementes que num futuro próximo nos darão frutos em abundancia, tanto no setor econômico, quanto no educacional e social.

Às noites, a cidade pulsa!

Tudo nela é grande, tudo nela é fácil, tudo nela tem uma explicação: são os milhares de estudantes que buscam não apenas o conhecimento, mas os segredos, os cheiros e os sabores da minha cidade.

Quem nela dedica o seu trabalho, vive, ganha, sofre, mas fica com a alegria e a felicidade de servir em nome dela.

O historiador Deusdedit Leitão sentia prazer em afirmar: “Cajazeiras é uma cidade diferente”, sempre que participava de seus eventos culturais. E quão realmente ela é diferente: ela vive e respira cultura.

Cajazeiras, cidade amada do meu coração. Um lugar que me inspira, motiva e me orgulha. Sou grato por todas as oportunidades que tive nesta gleba.

Parabéns, cidade que eu tanto admiro! Minha cidade é minha alma, minha vida, meu orgulho e minha paixão.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: