header top bar

Francisco Inácio Pita

section content

Harmonia Conjugal

15/06/2010 às 06h35

Já falei sobre diversos temas, mas hoje resolvi mostrar a minha opinião, retirando parte do meu livro que está em andamento, ou seja, em fase de conclusão, com uma unidade já impressa por mim em casa. Este livro tem como titulo HARMONIA CONJUGAL. Faço parte juntamente com minha esposa da equipe de preparação dos noivos da Paróquia São José em São Jose de Piranhas.

A Harmonia Conjugal não significa a perfeição entre um casal, mas uma convivência ideal entre duas pessoas de sexo oposto para viver unido, construir uma família e ter uma vida em paz com Deus, consego e com a sociedade. O casal quando recebe a benção na igreja, seja católica ou evangélica está tomando uma grande decisão, o padre ou o pastor abençoa em nome de Deus, e depois os dois já não são mais dois, e sim, uma só carne para viver uma só vida em função dos dois. Para um casal viver bem precisa de muitos detalhes e renúncias, nunca mais deve pronunciar as palavras eu e meu, e sim, o nosso. A vida de um casal é muito comum e com o passar dos dias se torna repetitiva e o casal precisa criar novas situações para viver bem. O perdão deve está em primeiro lugar, principalmente quando um ou o outro comete erros comuns. O bom planejamento no que vão fazer juntos mesmo que apenas um dos dois seja o responsável por todas as despesas financeiras da casa. Quando os dois ganham salários precisam planejar e combinar como vão aplicar os recursos. Tudo que um for fazer deve comunicar e combinar com o outro. Isso não significa homem mandar em mulher ou mulher mandar em homem, mas uma forma de viver bem o seu casamento. O homem e a mulher já não são mais dois, e sim, uma só carne.

A harmonia entre o casal também proporciona felicidades aos filhos e esta felicidade aparece dentre da sociedade. Os filhos destes casais costumam ser cidadãos de bem. Todo casal precisa de muito amor, este ponto é primordial para a felicidade. O amor é tudo, o amor é demonstrado em todas as ações do nosso dia a dia, é a maneira de um tratar o outro, de conviver como casal, respeitar as opiniões, entender as diferenças, procurar fazer sempre à vontade do outro desde de que não seja de maneira absurda, abusiva e alienada. Um não pode explorar o outro, precisa muita compreensão, assim se tem um verdadeiro amor. Essa compreensão e sabedoria se consegue através da oração diária, é através da oração que o Espírito Santo ilumina o casal, e a partir de então, tudo será felicidade e harmonia.

Na épuca de hoje, muitos casamentos são desfeitos e muitas vezes rápidos demais. A falta de compromisso com os mandamentos sagrados, a rapidez para casar são fatores que proporciona a separação. Muitos começar a namorar e em menos de 30 dias já praticam sexo como se fosse um casal já abençoado por Deus, com o pensamento voltado para uma sociedade que já perdeu os seus valores, lembrando apenas que está vivendo em tempos modernos. Ai começa tudo, sem se conhecerem bem, vem uma gravidez logo em seguida e como forma de satisfazer a sociedade, se casam. Como que se casar fosse uma brincadeira. Acontece que sem amor nenhum casal vive bem, do nada aparece uma briga e a pequena paixão entre eles se vai e vem então a separação.

Deus criou o mundo, e por último criou o homem. E achando que não estava bom para o homem viver só, mandou ao homem um profundo sonho e enquanto ele dormia, tirou-lhe uma costela do lado do coração e fez a mulher. Deus podia ter feito a mulher de qualquer outra coisa, mas fez da costela do homem para que os dois fosse carne da mesma carne. Deus fez o homem e mulher abençoou e disse: multiplicai e submeteu a Terra e reinai sobre todas as coisas do mundo (gêneses), mas não mandou fazer de maneira exagerada como está agora, os casais tendo ralações sexuais ao ar livre e aleatoriamente. Deus construiu um plano de amor para os dois, um plano de amor puro, sincero de paz e harmonia e não simplesmente para ser vivido em minutos de prazeres, é nada mais. Muitos dizem vamos fazer amor, mas que tipo de amor?

Um casal não deve viver junto e brigando na presença dos filhos, o casal que briga muito produz traumas em seus filhos. O bom relacionamento entre os pais proporciona felicidade aos filhos. Está comprovado que filhos de pais que brigam direto são mais problemáticos nas escolas, na sociedade, etc.

Deus não fez a mulher da costela do homem para ele se achar o dono dela, mas para que ele a amasse eternamente. O homem precisa saber que a mulher não é sua empregada e sim sua companheira, e muito fiel. Sabemos que tem mulher ruim, assim como também tem homem sem compreensão, mas a falta de dialogo entre o casal, pode acarretar mais desavenças entre eles. O casamento é para sempre, nós não juramos ao padre ou aos pastares e as testemunhas que presenciaram o nosso casamento, mas ao próprio Deus que está no meio muito feliz. Essa felicidade pode ser vista no semblante dos dois e seus convidados.

Veja alguns pontos necessários para um casal viver bem:

· RENÚNCIA: casamento significa muitas vezes renunciar ao desejo próprio em prol dos anseios do casal;

· AMOR: este é um tijolo que impulsiona o casal a se unir, o Amor que desde o primeiro encontro um nutre pelo outro;

· DOAÇÃO: nós casamos para fazer o outro feliz e não para que o outro nos faça feliz, é muito importante o casal ter isso em mente, pois se cada um se preocupar em fazer o outro feliz, automaticamente ambos serão felizes.

· CONHECER – Conheça bem seu companheiro (a), estude-o de maneira, a saber, seus hábitos, gostos e suas idéias de pensar. É ideal também se conhecer e tentar resolver pequenas manias.

· COMPREENDER – É preciso uma boa vontade para compreender um casamento. Compreenda seu companheiro ou companheira, isto depende da comunicação entre vocês, do diálogo do casal, sempre considere as coisas com franqueza e fale sobre elas.

· AJUSTAR – Ajuste-se ao seu companheiro ou companheira, pois, cada um tem seu jeito de ser, algumas mudanças de ambas as partes são necessárias para que possam combinar entre si.

· ACEITAR – Aceite seu companheiro ou a sua companheira com suas qualidades e defeitos. Este é um dos mais importantes aspectos para se viver um eterno amor.

· ORAÇÃO – Conservar a oração dentro de casa. O homem deve orar pela mulher e a mulher deve orar pelo homem, principalmente pedindo para que Deus der compreensão, paz, saúde, harmonia e outros itens ligados.

Francisco Inácio Pita

Francisco Inácio Pita

Francisco Inácio de Lima Pita — Radialista e Professor Licenciado em Ciências e Biologia pela UFPB e UFCG respectivamente. Atualmente é professor aposentado por tempo de serviço em sala de aula, escritor dos livros CONCEITOS E SUGESTÕES PARA VIVER BEM O MATRIMÔNIO, AS DROGAS E A RETA FINAL DA VIDA, VARIAÇÕES POÉTICAS, ARQUIVO DA CULTURA NORDESTINA, 102 SONETOS  e tem outros livros em andamentos, mora atualmente na cidade de São José de Piranhas – PB. Atualmente participa do Programa Radar Cidade com o quadro PAPO RETO pela TV Diário do Sertão ao lado de Dida Gonçalves, é coordenador geral da Rádio Web Vale do Piranhas em São José de Piranhas.

Contato: [email protected]

Francisco Inácio Pita

Francisco Inácio Pita

Francisco Inácio de Lima Pita — Radialista e Professor Licenciado em Ciências e Biologia pela UFPB e UFCG respectivamente. Atualmente é professor aposentado por tempo de serviço em sala de aula, escritor dos livros CONCEITOS E SUGESTÕES PARA VIVER BEM O MATRIMÔNIO, AS DROGAS E A RETA FINAL DA VIDA, VARIAÇÕES POÉTICAS, ARQUIVO DA CULTURA NORDESTINA, 102 SONETOS  e tem outros livros em andamentos, mora atualmente na cidade de São José de Piranhas – PB. Atualmente participa do Programa Radar Cidade com o quadro PAPO RETO pela TV Diário do Sertão ao lado de Dida Gonçalves, é coordenador geral da Rádio Web Vale do Piranhas em São José de Piranhas.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: