G20 No Brasil
Por José Ronildo – O Brasil sediou nos dias 18 e 19, o G20 evento que reuniu governantes de vinte países, entre eles, as maiores potências econômicas do mundo, para discutir questões como pobreza, meio ambiente, clima, aquecimento global, emprego, fome, e a principal preocupação do momento: as guerras. Apenas Putin, presidente da Rússia não esteve presente, mas mandou representante. Se viesse poderia ser preso acusado de cometer crimes de guerra. Na ocasião foi lançada a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
Lula recebeu no Rio de Janeiro líderes mundiais como, Joe Biden, presidente dos Estados Unidos; Macron, presidente da França; Giorgia Meloni, primeira ministra da Itália, Xi Jinping, presidente da China; Mohammad bin Salman, príncipe herdeiro e primeiro-ministro da Arábia Saudita; Javier Milei; Olaf Scholz, primeiro ministro da Alemanha.
Criado em 1999 em resposta à crise financeira global, o G20 é um fórum de cooperação econômica internacional que tem como objetivo debater temas para o fortalecimento da economia internacional e desenvolvimento socioeconômico global. Desempenha um papel importante na definição e no reforço da arquitetura e da governança mundiais em todas as grandes questões
O G20 conta com presidências rotativas anuais. O Brasil exerce a presidência do G20 de 1º de dezembro de 2023 a 30 de novembro de 2024. Durante a presidência brasileira, o país trabalhou em estreita colaboração com a Índia (Presidência de 2023) e a África do Sul (Presidência de 2025).
LEIA TAMBÉM:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente da China, Xi Jinping assinaram 37 acordos de cooperação em mais de 15 temas, como agronegócio, intercâmbio educacional, cooperação tecnológica e investimentos em diversas áreas.
Gravidade
A Polícia Federal realizou uma operação na manhã de terça-feira (19/11) para cumprir mandados de prisão e busca e apreensão contra suspeitos de planejar um golpe de Estado no final de 2022, com o assassinato do presidente Lula, do seu vice Geraldo Alckmin e o ministro do STF, Alexandre de Morais, para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e todos que estavam na linha sucessória. Em seguida, um golpe de Estado seria decretado desrespeitando o resultado das eleições.
Cinco pessoas foram presas com autorização do Supremo Tribunal Federal (STF). Quatro são militares do Exército, integram forças de operações especiais econhecidos como “kids pretos”. Foram presos o general de brigada da reserva Mario Fernandes, o tenente-coronel Helio Ferreira Lima, o major Rodrigo Bezerra Azevedo e o major Rafael Martins de Oliveira. O quinto indivíduo que teve a prisão decretada foi o policial federal Wladimir Matos Soares.
Dessa lista, o nome de Mario Fernandes é um dos mais conhecidos. Ele atuou como secretário-executivo da Secretaria Geral da Presidência no governo de Jair Bolsonaro e também exerceu a função de assessor do deputado federal Eduardo Pazuello (PL-RJ), mas foi afastado do posto por determinação do STF. Os fatos são de uma gravidade muito grande.
Por pouco o Brasil não entrou em um grande abismo, com um banho de sague e uma nova ditatura militar. Ainda bem que nada disse se concretizou. Nem o golpe, nem muito mesmo assassinatos como tem ocorrido em outros Países, onde presidentes e candidatos foram executados por grupos extremistas.
Visita
O presidente dos Estados Unidos esteve visitando Manaus e a floresta amazônica. Durante entrevista na tarde deste domingo (17), o Presidente Joe Biden anunciou o investimento de US$ 50 milhões para o Fundo da Amazônia.
A declaração foi feita após visita ao Museu da Amazônia (MUSA), onde o democrata também decretou 17 de novembro como o Dia Internacional da Conservação. Dentre elas está o lançamento da Coalizão Brasil de Financiamento da Restauração e da Bioeconomia, que pretende mobilizar pelo menos US$ 10 bilhões em investimentos públicos e privados para projetos de restauração até 2030.Os recursos fazem parte de uma série de medidas da agenda climática do presidente.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário