Filho de peixe… Peixinho deseja ser
Expressões como: "Não dê o PEIXE, ensine a pescar"; "Estou vendendo o meu PEIXE". Ou seja, o peixe é usado como símbolo de trabalho, de luta, afinal, ele quem insiste na direção contrária às águas. Também este é o símbolo dos primeiros cristãos que, em tempos de perseguição, o usavam como sinal secreto da fé. Para um cristão identificar se outra pessoa era irmão na fé, desenhava um arco na areia. Se a outra pessoa era cristã, desenhava o arco ao contrário, formando assim, o desenho de um peixe.
O intuito é fazer repensar a frase: “Filho de peixe, peixinho é”. Mesmo sabendo que o indivíduo é um ser altamente influenciado por sua identidade genética (que é única), este é muito mais resultado dos estímulos ambientais experimentado. Ou seja, alguém pode sim carregar uma genética comportamental influente, mas é preciso estímulo externo, experiências pessoais para desenvolver suas características.
Os concluintes do ensino médio passam por crise de identidade ao tentar definir o que mais lhe identifica. O que fazer do futuro, trabalhar por dinheiro ou por amor?
Nos tempos atuais, sentimos o peso, a concorrência dos cursos profissionalizantes que tenham rendimento financeiro maior. E é de causa própria que relato: cursei licenciatura em Ciências por quatro anos (hoje deveria ser professora de biologia), porém, em 2005, surgi o curso em graduação em Enfermagem na UFCG, primeira turma, muitas dificuldades, mas muito maiores eram as expectativas.
Esses dias vêm-se percebendo a luta dos professores pela garantia do direito ao piso salarial. Vejo beleza nisso tudo. Que classe unida, que povo guerreiro, de voz, ação e resultados.
Na oportunidade, parabenizo a todos os tipos de educadores, em especial, os professores, no dia em que vos concederam como data comemorativa. Continuem na luta, que é bonita. Lisonjeio minha mãe, Maria Oliveira, como educadora doméstica, assim como de tantos que passaram por suas rédeas nas salas de aula do Colégio Estadual e na Escola Antonio de Sousa Dias.
Peixe sem dúvida é filho de peixe, mas é o meio que dirá quem você é, no que lhe transformaram, portanto, futuros acadêmicos universitários, optem por aquilo que gostariam de se transformar, que sejam pessoas satisfeitas e realizadas, que os ideais estejam acima de todo e qualquer retorno material e que os Anjos digam amém ao seu bom desempenho profissional, que será resultado da satisfação de sua escolha.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário