header top bar

Saulo Péricles

section content

Fechadas as urnas começa a campanha de 2026

16/11/2024 às 17h27

Boletim de urna eletrônica - Foto: TRE-SP

Por Saulo Péricles Brocos Pires Ferreira – Meus caros. Tudo bem; depois de terminarem as eleições municipais de 2024, se faz necessário à avaliação de seus resultados e se apontar o horizonte que aponta os resultado dessas eleições paroquiais tendo em vista as eleições para os cargos maiores da República; ainda temos como uma espécie de agravante o resultado das eleições americanas. Então nossa imprensa, quase em uníssono fazem longos comentários acerca de como se darão as próximas eleições e deixando de lado o que eu acho o mais importante: a formação das novas administrações e seus objetivos mais imediatos que deveriam, na minha modesta opinião, ter a primazia das atenções de nossa imprensa e de nossas redes sociais.

Isso posto, nós que estamos como quase todo homem que tenta ser mais informado, mais inteirado sobre a composição do governo americano do que com a composição do governo de cajazeiras, minha cidade. Sobre esse assunto, a não ser quem esteja bastante inserido dentro de alguns grupos muito seletos da cidade, nada ou quase nada sabe sobre a se dá a formação do governo municipal de lá, bem como de quase todas as pequenas cidades de nosso estado e nação.

Sabemos, apenas quem estiver totalmente alheio à realidade ou à política local, que é a maior parte de nossos eleitores, que nós habitamos primariamente no nosso município. E as ordens e diretrizes emanadas de nosso executivo municipal muito mais nos afeta que as das esferas maiores de nossos entes da república: é muito mais fácil se procurar um vereador ou mesmo se chegar ao nosso prefeito do que se ter acesso a um deputado estadual/federal ou senador, para não dizer um governador.

Mas quando nós vemos nossa imprensa, ou mais especificamente, a grande imprensa, o que vemos é uma repetição de temas estaduais, federais ou internacionais. Sabemos mais como vai à guerra da Ucrânia do que quem comandará a Secretaria da Ação Social de nosso município, como se as bombas que iriam cair na Ucrânia ou na Rússia, teriam como alvo a Paraíba. Um verdadeiro absurdo, mas é o que vemos todos os dias. Então quando acontece um caso de violência contra um menor, por exemplo, existe uma dificuldade se se souber como se contatar o Conselho Tutelar, por exemplo. Isso acontece muito mais vezes do que se atenta para casos semelhantes.

Então, nossa população precisa ser muito mais bem informada sobre nossos assuntos paroquiais do que acontece corriqueiramente, e coisas como essas nos prejudicam muito mais do que nossa população da periferia tem consciência.

Mas é mais interessante se divulgar uma bomba atômica do que como funciona a estrutura de um município, e há poucos docentes especializados nesse assunto. E nesse mister, o povo desinformado não faz diferença, pois o seu papel na nossa democracia já perdeu sua função que era votar. E fica tudo como sempre esteve.

A pedagogia nesse campo, não mudou, nem existe uma diretriz em todo nosso Estado nesse sentido, pelo menos que seja do meu conhecimento. E para o povo fica o povo a espera do próximo momento para ser requisitado, ou seja, as eleições de 2026.

E assim permanecemos na ignorância.

João Pessoa, 12 de novembro de 2024.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Saulo Péricles

Saulo Péricles

Saulo Pericles Brocos Pires Ferreira (Pepe): Engenheiro Mecânico, especializado em engenharia de segurança do trabalho, Advogado, Perito em segurança do Trabalho e Assessoria Jurídica, membro fundador da Academia Cajazeirense de Artes e Letras.

Contato: [email protected]

Saulo Péricles

Saulo Péricles

Saulo Pericles Brocos Pires Ferreira (Pepe): Engenheiro Mecânico, especializado em engenharia de segurança do trabalho, Advogado, Perito em segurança do Trabalho e Assessoria Jurídica, membro fundador da Academia Cajazeirense de Artes e Letras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: