Fatos da História de Cajazeiras
Por José Antonio
Fato I – Joaninha Dente de Ouro
Não se tem exatamente o ano, o mês e o dia, em que uma onça, criada por um engenheiro alemão Dr. Drener que residia na Avenida Presidente João, esquina com a Praça Coronel Matos, nos fundos onde por muitos anos funcionou o Cine Éden, devorou ferozmente uma ex-escrava conhecida na cidade como Joaninha Dente de Ouro. A famosa onça fez com que a cidade de Cajazeiras perdesse sua principal fabricante dos famosos bolos, conhecidos como “chapéu de couro”, que eram vendidos diariamente pelas ruas da cidade. Joaninha, segundo Francisco Sobreira Filho, que reside no Rio de Janeiro, filho de Seu Chiquinho da Casa Moderna, que é irmão de Dr. Dingo, que durante muitos anos foi professor e dentista em Cajazeiras, nos informou ainda que a desditosa ex-escrava, residia num casebre próximo ao Açougue Grande de Cajazeiras.
Fato II – Prefeitos de Cajazeiras
O município de Cajazeiras, criado pela Lei Nº 92, de 23 de novembro de 1863, foi instalado em 20 de junho de 1864 e a Câmara Municipal teve como 1º Presidente o Padre José Tomaz de Albuquerque, que é considerado o primeiro prefeito de Cajazeiras.
Em 26 de janeiro de 1897 é nomeado Sabino Gonçalves Rolim, prefeito municipal em substituição a João Bandeira de Melo, tido como 1º prefeito do município, nomeado após a criação deste cargo pela Lei Nº 27 de 2 de março de 1895.
Em 09 de setembro de 1935, foi eleito prefeito de Cajazeiras pelo Partido Popular Cajazeirense, o Coronel Joaquim Gonçalves de Matos Rolim, que é considerado o 1º prefeito eleito de Cajazeiras.
Fato III – A Comarca e o Juiz
No dia 05 de setembro de 1874, através da Lei Nº 550, sancionada pelo Presidente da Província Silvino Carneiro da Cunha, é criada a Comarca e o 1º Juiz de Direito foi o Bacharel Manoel da Fonseca Xavier de Andrade.
Fato IV – Mulher na Câmara
A primeira mulher a se eleger para um mandato de vereadora na Câmara Municipal de Cajazeiras foi a Senhora Rita de Cássia Assis, que obteve 321 votos pela UDN – União Democrática Nacional. Foi em 12 de agosto de 1951, sendo eleito Otacílio Guimarães Jurema para prefeito, com 3142 votos e Acácio Braga Rolim para vice-prefeito, com 2918 votos.
Fato V – 1º Bispo e as secas
Dom Moisés Coelho, 1º Bispo de Cajazeiras, nasceu em 1877, ano de uma das maiores secas no Nordeste. A sua sagração Episcopal foi em 1915, ano de outra grande seca, quando foi construído o famoso Açude Grande de Cajazeiras. Faleceu em 18 de abril de 1959, quando o Nordeste ainda sofria as conseqüências da grande seca de 1958. Foi um homem que no seu apostolado viveu em função dos pobres e miseráveis.
Fato VI – 1º Deputado Federal
Antonio Joaquim do Couto Cartaxo, foi o 1º Deputado Federal da República a representar Cajazeiras no Congresso Nacional. Como Constituinte foi o autor da Lei que permite, respeita e garante a liberdade de credo no Brasil. Ao lado de outro Cajazeirense Edme Tavares de Albuquerque, foram os únicos a assinarem uma constituição da República Brasileira; Couto Cartaxo assinou a de 1889 e Edme a de 1988. Já observou que as duas têm o número 88?
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário