header top bar

section content

Entenda de forma rápida e simples o que é a Bolsa de Valores

02/10/2023 às 17h20 • atualizado em 02/10/2023 às 17h23

Bolsa de Valores

Por Elan Nascimento Apolinário – O número de pessoas que investem na Bolsa brasileira continua crescendo celeremente, dados recentes divulgados pela B3 apontam para um número de 6,2 milhões de pessoas físicas na Bolsa.

Esse crescimento de investidores na Bolsa pode estar refletindo uma mudança de mentalidade dos brasileiros quando o assunto é investir seu dinheiro, e como assessor de investimentos é muito comum as pessoas me abordarem querendo entender melhor o que é bolsa de valores e que tipo de negócios podemos realizar dentro dela. Diante da demanda por essa informação irei procurar descrever de forma descomplicada o que é a Bolsa de Valores.

A Bolsa de Valores é um ambiente formal e regulamentado onde investidores se encontram para negociar ações. Pense na bolsa de valores como aquela feira de frutas da sua cidade.

Na feira de frutas temos pessoas vendendo e comprando frutas das mais diversas variedades e os preços dessas frutas variam constantemente conforme alguns fatores como, a quantidade de frutas a venda, a procura por determinadas frutas, as condições de cultivo dos agricultores e as condições climáticas da região.

Nessa feira compradores e vendedores procuram negociar no melhor preço para ambos, o negócio só acontece quando vendedor e comprador aceitam determinado preço para a entrega do produto. Vale lembrar que quem vai vender fornece as informações daquela fruta e quem vai comprar procura avaliar a qualidade da fruta para não comprar fruta estragada. Se o vendedor conseguir vender suas frutas por um preço mais alto do que os custos de produção, ele obtém lucro.

Pensado isso, vamos fazer uma conexão com a bolsa de valores. O ambiente onde está montada a feira é a bolsa de valores, as frutas representam ações de empresas dos mais diversos setores, os vendedores e compradores são os investidores, quem vende quer se desfazer da ação e quem compra que possuir a ação em sua carteira de investimentos.

Assim como ocorre com o preço das frutas, o preço das ações se altera de acordo com parâmetros similares aos do mercado de frutas, que são, a oferta da ação da empresa no mercado (quantidade da fruta a venda), o interesse dos investidores em que querer comprar a ação daquela empresa (procura pela fruta), a situação financeira e mercadológica que a empresa está atravessando no momento (condições de cultivo do agricultor) e os fatores macroeconômicos vigentes do país e do mundo (condições climáticas).

Para não comprar “fruta podre”, os investidores consideram informações sobre o desempenho financeiro das empresas, sua gestão e o ambiente econômico para comprar as ações e ganham dinheiro se comprarem ações a um preço mais baixo e as venderem a um preço mais alto.
A grande diferença da bolsa é que não se ganha dinheiro apenas comprando e vendendo ações, existem diversas estratégias de investimento que podem ser aplicadas sem que você tenha que estar negociando seus ativos todos os dias no mercado. Inclusive você pode, e deve, contar com a ajuda de profissionais do mercado nessa jornada enquanto você continua focado na sua profissão e afazeres do seu dia a dia. Mas se você leu esse texto com atenção e conseguiu acompanhar esse paralelo, você já pode se considerar uma pessoa que entende o básico do funcionamento da bolsa.

Essa tendência crescente na participação dos brasileiros no mercado acionário reforça a ideia de que o país está se tornando cada vez mais financeiramente educado e aberto a diversificar suas opções de investimento e a expectativa é de que esse número continue a crescer nos próximos anos. E você não vai querer ficar de fora não é verdade? Continue acompanhando essa coluna, pois iremos abordar outros temas que fazem parte desse incrível, dinâmico e vasto mundo da Bolsa de Valores.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

ECONOMIC NEWS BRASIL. B3: mais de 6 milhões de brasileiros investem na bolsa. Disponível em: https://economicnewsbrasil.com.br/2023/09/22/b3-mais-de-6-milhoes-de-brasileiros-investem-na-bolsa/ Acesso em: 30 set. 2023.


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

Recomendado pelo Google: