Enquete pode
Por Fernado Caldeira
Há no meio jornalístico paraibano dúvida quanto a possibilidade ou não da realização de enquetes eleitorais em rádios, TV´s e portais de notícias neste período pré-eleitoral.
Isso porque uma emissora de TV de João Pessoa (Master) e um portal de notícias (Blog do Tião) foram multados pelo TRE/PB por terem realizado enquetes.
Ora, certamente que esses veículos de comunicação não foram multados pela realização dessas enquetes. Certamente o foram por não terem cumprido os ditames da Resolução nº 22.623, de 8 de novembro de 2007, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que regulamenta essa e outras questões pertinentes ao tema.
Na dita Resolução subscrita pelos Ministros Marco Aurélio (Presidente), Ari Pargendler (Relator), Cezar Peluso, Joaquim Barbosa, José Delgado, Marcelo Ribeiro e Arnaldo Versiani, está claro que é permitida a realização de enquetes sim. Mas há que se cumprir algumas normas para que isso não incorra em crime eleitoral.
Ao pé da letra, diz o Art. 15 da citada Resolução: “Na divulgação dos resultados de enquetes ou sondagens, deverá ser informado não se tratar de pesquisa eleitoral, descrita no art. 33 da Lei n° 9.504/97, mas de mero levantamento de opiniões, sem controle de amostra, o qual não utiliza o método científico para sua realização, dependendo, apenas, da participação espontânea do interessado.
Parágrafo único – A divulgação de resultados de enquetes ou sondagens sem o esclarecimento previsto no caput será considerada divulgação de pesquisa eleitoral sem registro, autorizando a aplicação das sanções previstas nesta Resolução.”
Ou seja, o TSE, a mais alta corte de Justiça Eleitoral do país afirma que enquete pode sim ser realizada, desde que sejam obedecidas as determinações inseridas no artigo 15, sem o que, sua divulgação será considerada divulgação de pesquisa eleitoral sem registro.
No mais, é desinformação. De jornalistas, radialistas, do povo em geral e, às vezes, até do Ministério Público Eleitoral e dos TRE`s.
Por isso é que existe o TSE, para que a ele se recorra de decisões prolatadas contrárias as suas resoluções.
S O L T A S
*Assis de Noé (78 anos) e Mateus Francisco Damascena Campos (6 anos) fizeram a alegria do filho e pai Jeová Campos, e de toda “família do alho” em seus aniversários comemorados em grande estile na rua 13 de maio no último final de semana em Cajazeiras. A ambos os nossos parabéns!
*Está sendo inaugurado esta semana no Cajazeiras Shopping o restaurante China Mania, de comida chinesa.
*A propósito, o Cajazeiras Shopping está com suas obras de expansão em velocidade acelerada. A informação é do empresário João Araújo, garantindo para o final deste ano a inauguração de duas salas de cinema, praça da alimentação, grande loja de rede nacional e mais 15 lojas satélites.
*Na modesta opinião deste colunista, os três pré-candidatos a deputado estadual de Cajazeiras, Antônio Vituriano (PSC), Jeová Campos (PT) e José Aldemir (DEM), serão eleitos nas eleições de outubro próximo. Aguardemos!
*Despoluição do Açude Grande, asfaltamento da Via Norte, ampliação da rede de esgotos, criação de uma nova área de eventos, entre outras obras. Cajazeiras merecê e precisa de quem as defenda.
*Neste domingo (25) tem Trem das Onze, e com muitas novidades!
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário