Ele é o cara
Por PETSON SANTOS
Um ano e cinco meses separam os paraibanos das eleições de 2010. A distância cronológica não é suficiente para conter a ânsia dos políticos e da população pela discussão da sucessão estadual.
As opções são muitas, mas não há como negar o favoritismo atual do prefeito de João Pessoa, Ricardo Coutinho. O socialista conseguiu dar passos a frente dos seus principais concorrentes e tem deixado muita gente graúda pra trás.
Coutinho tem uma envergadura privilegiada. Veio dos movimentos populares, recordista de votos na Câmara da capital e na Assembléia, autor de duas vitórias retumbantes na disputa pela prefeitura da cidade e detentor de uma carta na manga que faz a diferença: um governo de resultados reconhecidos por todos.
Sem discursos convincentes, os adversários podem alegar no máximo que o “mago” é ruim de “jogo”, não é muito afeito aos “relacionamentos” políticos, é rigoroso demais com empresas e empresários que prestam serviço ao poder público municipal.
Além do mais, o próprio momento político, o enfado do povo das correntes maranhistas e cassistas e a necessidade de renovação trabalham a favor de Ricardo. Engana-se quem pensa que o prestígio popular do presidente do PSB paraibano está restrito ao verde de João Pessoa.
Basta conversar com o povo em todas as regiões. Definitivamente, Ricardo Coutinho encaixou no desejo da maioria dos paraibanos cansados da gangorra política estabelecida a partir do domínio ora Cunha Lima, ora Maranhão e Cia.
Se Obama respirasse o dia-dia da Paraíba diria sem arrodeio: “Ricardo é o cara”.
De fininho
Discretamente, o deputado estadual Branco Mendes (DEM) tem feito um trabalho profícuo nos municípios onde detém atuação política. Mesmo sem governo, o democrata consegue furar o bloqueio e atender os pleitos das bases.
Tyrone na mira
A Oposição de Sousa tem sido religiosamente municiada por ex-aliados do prefeito Fábio Tyrone. Dossiê com denúncias e provas documentais já chegaram as mãos de André Gadelha (PMDB), candidato derrotado no ano passado.
Novela
A nossa última coluna causou muita repercussão nas rádios de Sousa. Na 104 Fm, ouve até enquete para eleger quem seria o dito cujo. Para os mais apressados, um aviso. A intenção foi de apenas chamar atenção da população sobre o comportamento de determinados políticos. O objetivo foi mostrar que muitos gestores se comportam como se as prefeituras fossem deles. O artigo é apenas um alerta aos eleitores e não um ataque a quem quer que seja. Soube que faltou carapuça para tanta gente.
Promessa
O vereador Abdon Lopes, de Marizópolis, não se intimida pelo fato de ser voz isolada na Câmara Municipal. Ele mantém um blog na internet onde manifestas protestos e posições políticas. Único vereador oposicionista, Abdon procura se credenciar para disputar a Prefeitura em 2012.
Última
"É uma cobra, é um pau
é João, é José
É um espinho na mão
é um corte no pé"
(Tom Jobim)
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário