Dia de definições
Chegou o fim do prazo para realização das convenções partidárias para aprovação e homologação de alianças e candidaturas às eleições municipais de outubro, conforme estabelece o calendário eleitoral. Em vários municípios do Sertão paraibano, partidos políticos e pré-candidatos marcaram seus eventos, exatamente, para hoje, último dia do período determinado pela legislação vigente.
O fim do prazo para as definições tem provocado uma verdadeira corrida de dirigentes partidários e pré-candidato, em busca das condições de disputa, principalmente no que diz respeito ao processo de definição das coligações majoritárias e proporcionais. Nesse sentido, há sempre uma preocupação na costura das alianças. Aliás, há quem sustente a tese de que uma boa aliança pode influenciar no resultado das eleições.
Essa fase pré-eleitoral, portanto, tem agitado as cidades da região, que já vivem o clima do futuro embate. Em algumas cidades, o quadro está totalmente definido, mas em outras, a exemplo de Cajazeiras, ainda há muita coisa para se decidir, principalmente em relação ao fechamento das chapas majoritárias. Parece até que um grupo está esperando pelo outro, na expectativa de alguma surpresa de última hora.
Para alguns analistas, algumas reviravoltas ainda podem acontecer em Cajazeiras, principalmente porque os grupos políticos continuam deixando a indicação dos candidatos a vice-prefeito para o último dia, mesmo sabendo-se que já há alguns sinais de definição em relação a esses nomes, uma estratégia que, normalmente, é utilizada para tentar atrair possíveis preteridos ou insatisfeitos de outros blocos.
Pois bem, os últimos dias em Cajazeiras, têm sido de muita movimentação no âmbito partidário e, principalmente, depois dos acontecimentos envolvendo o grupo situacionista, que resultaram em decisões de isolamento do PSB numa coligação comandada por DEM e PTB para a eleição proporcional.
Esse fato repercutiu muito e continua gerando muito moído nas hostes situacionistas, apesar de alguns sinais de reagrupamento para a convenção de hoje, que definirá a chapa majoritária. Na oposição, não há registros de maiores divergências, mas houve muitas discussões internas em torno da escolha do candidato a vice, que deverá ser anunciado logo mais à noite, durante a convenção conjunta dos partidos.
A verdade é que está tudo pronto para um dia histórico de definições importantes na vida política de Cajazeiras e de outros municípios. É dia de convenções para escolha de candidatos que vão disputar a preferência dos eleitores no pleito deste ano. É o começo, portanto, de um momento importante na vida dos municípios.
Depois das convenções, espera-se, agora, o período da campanha eleitoral, uma oportunidade que o cidadão tem de observar o desempenho de cada postulante para decidir, livremente, sobre o voto a ser dado no dia 02 de outubro.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário