Dezembro chegou. O rali de fim de ano da bolsa: mito ou verdade?
A bolsa de valores brasileira registrou uma alta superior a 12% em novembro e acumula uma valorização de mais de 16% nesse ano de 2023. Diante disso, muitos se questionam se ainda há espaço para o famoso rali de final de ano da bolsa.
Todo final de ano um fenômeno conhecido como “rali de Natal ou rali de fim de ano” tende a levar as bolsas de valores a um aumento ou uma tendência de alta no final do ano. E isso pode ser justificado por quatro razões principais:
Rebalanceamento de portfólio: Muitos investidores e gestores de fundos revisam suas carteiras de investimento nos últimos dias do ano, vendendo ativos menos lucrativos e comprando aqueles que consideram promissores para o próximo ano. Esse rebalanceamento pode resultar em um aumento temporário na demanda por certos ativos.
Prognósticos otimistas de final de ano: É comum em todo final de ano surgirem especialistas e analistas com boas previsões e perspectivas para a bolsa de valores para o ano vindouro, isso anima os investidores, principalmente os mais movidos por sentimento para investir na bolsa.
Bônus e liquidez: Muitos investidores recebem bônus de final de ano (gratificações, 13º salário, participação nos lucros), e isso pode levar a um aumento temporário na liquidez do mercado, já que algumas pessoas optam por investir esses valores no mercado de ações.
Fechamento de posições: Alguns traders podem fechar posições antes do final do ano para realizar lucros ou minimizar perdas, o que pode levar a movimentos mais acentuados no mercado.
Entretanto, é importante salientar que esse rali nem sempre acontece, e não há garantia de que o mercado subirá no final do ano. Estatisticamente ele ocorreu em quase 50% dos anos analisados no histórico da Bolsa de Valores no Brasil, logo não é algo muito frequente. Esse fenômeno é algo parecido com previsão do tempo, em que no máximo você acerta que vai chover, mas não dá para afirmar com exatidão quando, onde e a quantidade. E assim como a previsão do tempo está sujeita a falhar, muitos analistas que dizem que vai ter o rali de final de ano podem não acertar e ele não acontecer.
Por isso, o mais correto a se fazer quando se trata de investimento em bolsa de valores é sempre considerar a diversificação da carteira e aderir a uma estratégia de investimento de longo prazo com um assessor de investimentos orientando o movimento, em vez de ficar na dependência de padrões sazonais do mercado.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário