Como distinguir um investimento financeiro legítimo de um golpe
Um levantamento feito pelo portal InfoMoney revelou que nos últimos cinco anos pelo menos 23 empresas no Brasil foram acusadas de serem pirâmides financeiras deixando um prejuízo de cerca de R$ 40 bilhões e um número estimado de vítimas de quase 4 milhões de pessoas.
Distinguir um investimento financeiro legítimo de um golpe pode ser um desafio, pois os golpistas muitas vezes são habilidosos em criar aparências convincentes. No entanto, existem alguns sinais que podem ajudá-lo a identificar se um negócio é um investimento genuíno ou um golpe. E quero aqui destacá-los como forma de alerta e fonte de informação para todos:
Falta de informações claras: Investimentos legítimos devem fornecer informações claras e detalhadas sobre o plano de negócios, os riscos envolvidos, como o dinheiro será aplicado e como os retornos serão gerados. Se quem está te oferendo um determinado “investimento” não consegue dá detalhes do “investimento”, então cuidado, você pode estar diante de um abacaxi.
Promessa de retorno muito alto e sem risco: Se um investimento promete retornos extraordinariamente altos em um curto espaço de tempo e sem oferecer risco algum, isso é um sinal de alerta. Investimentos legítimos têm riscos associados e retornos muito altos geralmente estão acompanhados de maior risco.
Pressão para investir rapidamente: Se você estiver sendo pressionado a investir imediatamente, sem tempo para fazer pesquisas adequadas, isso pode indicar um golpe. Os golpistas frequentemente tentam criar um senso de urgência para evitar que as vítimas tenham tempo de verificar a legitimidade do investimento. Há no mundo dos investimentos oportunidades que devem sim ser aproveitadas rapidamente para trazer maior rentabilidade, mas nada de pressão.
Falta de regulamentação: Geralmente as empresas por trás dos golpes não são regulamentadas por autoridades competentes ou então “trabalham” com ativos que ainda não possuem uma regulamentação sólida, como é o caso das criptomoedas. Investimentos legítimos têm um forte arcabouço regulatório por trás e são oferecidos por instituições financeiras e profissionais certificados e regulamentados pelos mais diversos órgãos competentes.
Solicitações de pagamento antecipado: Se você for solicitado a fazer um pagamento antecipado para “garantir” seu investimento, tenha cuidado. Isso é uma tática comum em golpes. Em investimentos não há pagamentos, há aplicação de capital visando um retorno estimado.
Comunicação não profissional: Ausência de canais de comunicação com o cliente/investidor, comunicação pouco profissional e erros ortográficos especialmente em documentos oficiais podem indicar um golpe.
Falta de histórico e presença online: Se a empresa não tiver um histórico ou presença online facilmente verificável, isso pode ser suspeito. Investimentos legítimos possuem histórico de rentabilidade ou um conjunto de fundamentos caso o investimento seja novo no mercado.
Se você estiver com dúvida, é aconselhável consultar um profissional financeiro confiável, como um assessor de investimentos registrado, antes de tomar qualquer decisão. Se algo parecer bom demais para ser verdade, é prudente questionar quem te oferece e investigar mais a fundo antes de investir seu dinheiro.
Atende para estes sinais e lembre-se do que diz os antigos quem avisa amigo é.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
INFOMONEY. Golpes com criptomoedas causam perda de R$ 40 bi a 4 milhões de brasileiros em 5 anos; quem ainda cai? Disponível em: https://www.infomoney.com.br/onde-investir/golpes-com-criptomoedas-causam-perda-de-r-40-bi-a-4-milhoes-de-brasileiros-em-5-anos-quem-ainda-cai Acesso em: 28 ago. 2023.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário