Caldeira Política
Por Fernando Caldeira
Emergência nacional – De repente, não mais que de repente, como diz o poeta, o Congresso Nacional descobre que a emergência do Brasil é a aprovação de um projeto-de-lei que há 30 anos está engavetado, e que dá ‘autonomia ao Banco Central’. Faz 30 anos que tal projeto mofa nas gavetas presidenciais de Câmara e Senado mas que agora os bolsonaristas Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, presidentes respectivos, entenderam de torná-lo prioridade nacional.
Emergência nacional 1 – Vocês sabem o que significa ‘autonomia do Banco Central’? É o mesmo que um banco privado tomando conta das receitas do país, que são fruto do trabalho e dos impostos pagos pelos brasileiros. Em outras palavras, é raposa tomando conta de galinheiro. Vocês concordam com isso?
Emergência nacional 2 – Nunca imaginei que colocar raposa pra tomar conta de galinheiro fosse a prioridade nacional. Pra mim, conseguir vacinas contra a Covid-19, reduzir o déficit habitacional, combater o desemprego, atacar a miséria, …., fossem as prioridade do paíss. Lêdo engano meu. Tirar o Banco Central do controle nacional é o principal. Oh my god!
HUJB – Já disse e volto a dizer: o Hospital Universitário de Cajazeiras não sai enquanto Bolsonaro estiver na Presidência do Brasil. Porque? Por que simplesmente o ‘mito’ não quer construir hospitais. E porque não? Por que simplesmente o ‘mito’ entende que isso vai aumentar as despesas do país, que ele julga quebrado, apesar do leite moça, picanha e cerveja, entendeu?
S. MACIEL – O governador João Azevêdo confirmou há dias ao deputado Júnior Araújo que, em breve, estará iniciando a abertura da Avenida João de Sousa Maciel até o BR-230. Sem dúvida uma excelente obra que puxa o crescimento da cidade para aquela região sul onde já estão importantes empreendimentos como Escola Técnica Estadual, SENAT, Cidade Madura…
DE JEITO MANEIRA – Li que Empresário Dalton Gadelha ganha força para ser o candidato a vice-governador de Romero Rodrigues. Não creio. Primeiro porque a candidatura de Romero não está definida. Segundo por que, sendo Romero candidato ao governo do estado, a Paraíba não aceitaria outro campinense completando a chapa como candidato a vice. Ah mas Dalton é de Sousa. Não, ele nasceu em Sousa. Ele é de Campina Grande!
ADEUS MARANHÃO – A Paraíba perdeu não só um grande político, mas uma grande figura. A morte do senador José Maranhão entristeceu os paraibanos e a mim, particularmente. Todas as vezes que nos encontramos ele foi um gentleman. Depois relato uma tarde com José Maranhão no aeroclube de João Pessoa. Vá em paz, senador!
NOME NOVO – Além da disputa à reeleição, o presidente Jair Bolsonaro já faz outros planos para a corrida eleitoral de 2022. Um deles é sobre a lista de candidatos que irá apoiar entre deputados e senadores. Um dos nomes que está sendo cogitado para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados é o de Tércio Arnaud Thomaz, assessor especial da presidência da presidência da República e conhecido por integrar o chamado “gabinete do ódio”. Tércio é de Campina Grande, na Paraíba, e a ideia é que ele dispute uma vaga por seu estado.
FIQUE EM CASA – A Secretaria de Estado da Saúde (SES) alerta a população que a variante mais contagiosa do coronavírus está em circulação na Paraíba. A confirmação veio após o sequenciamento genético de amostras com alta carga viral, dentro da rotina de enfrentamento da pandemia e monitoramento da doença no estado. São três pacientes confirmados até o momento.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário