Cajazeiras poderá perder mais uma para Sousa
Por Petson Santos – Do ano de 2021 até hoje, a Comarca de Cajazeiras perdeu a 5ª Vara, a 42ª Zona Eleitoral e a Vara do Trabalho. Não fossem os esforços enviados através de um trabalho árduo da OAB/PB, que na época tinha o advogado João de Deus como vice-presidente, teria perdido também a 3ª Vara.
Já este ano, o presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargador João Benedito em entrevista à TV Diário do Sertão, afirmou que Cajazeiras não reúne os requisitos para ser elevada à terceira entrância, sobretudo no que diz respeito à quantidade populacional. Ser terceira entrância, em tese, aumenta a prestação jurisdicional para os cidadãos, pois os juízes teriam mais vantagens e espaço para virem trabalhar na Comarca de Cajazeiras, que se tornaria mais “atrativa”, digamos assim. Porém, infelizmente, o último Censo divulgado pelo IBGE apresentou uma diminuição da população da cidade, o que tornou mais difícil a elevação da Comarca.
O fato é que para o plano de contenção de gastos implementado pelo Poder Judiciário em todo o país, a Comarca de Cajazeiras, considerada pelo TJPB de difícil provimento e “comarca de passagem”, estaria correndo até risco de ser transferida para a cidade de Sousa, considerando, sobretudo, a virtualização dos processos.
DEBATE NA TV DIÁRIO DO SERTÃO
O Censura Livre da TV Diário do Sertão trouxe no dia 21 de junho de 2021 um debate sobre o tema: “Unidos pela manutenção da Terceira Vara de Cajazeiras”, participaram do programa os advogados: Catharine Rolim, Tiago Sobral, Tiago Vieira, Jone Pereira, Claudenilo Pereira e João de Deus Quirino Filho.
Reveja o programa abaixo!
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário