Cajazeiras na frente
Por Alexandre Costa – Ao final do primeiro ano pós-pandemia a cidade de Cajazeiras emite sinais claros que conseguiu finalmente resistir e superar a maior crise sanitária de todos os tempos exibindo resultados econômicos que a consolida como uma das cidades mais prósperas do Alto Sertão Paraibano.
Os robustos números a serem divulgados na próxima quinta-feira (23/2) na 5.ª edição do Projeto Cajazeiras em Números (PCN), uma publicação da CDL local, que sintetiza os principais indicadores das principais economias do Sertão como Patos, Sousa e Cajazeiras, atestam nitidamente isso.
Durante todo ano de 2022 mantivemos e consolidamos a liderança em vários setores da atividade econômica. Na construção civil, por exemplo, superamos Patos e Sousa no item que comprova o número de construções na cidade de Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) emitida pelo Conselho Regional de Engenharia da Paraíba (Crea-PB). Neste mesmo setor despontamos como um grande potencial de crescimento emergente, Cajazeiras é a segunda cidade da Paraíba, perdendo apenas para João Pessoa, que mais contrata novos trabalhadores formais da construção.
No saldo positivo do Cadastro Geral de Empregado e Desempregado (CAGED) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) somos lideres suplantando Patos e Sousa; nos consolidamos isoladamente na liderança da renda per capta do Sertão, na dianteira de Sousa e Patos.
Embora a cidade de Sousa suplante Cajazeiras na arrecadação de Imposto Sobre Circulação de Mercadorias (ICMS), devido seu vigoroso parque industrial ali instalado, a terra do Padre Rolim se impõe como uma das cidades do estado, mais atrativas para investimentos, somente no ano passado a cidade abriu 12 novas empresas por mês.
Foi nessa esteira de crescimento econômico que ganhamos as Casas Bahia, o Mix Mateus, nossa principal universidade privada foi elevada a categoria de Centro Universitário, e agora nos preparamos para receber um Shopping, hoje já em fase de licenciamento ambiental, e nos próximos meses, um Centro Comercial de alto padrão no centro da cidade e o primeiro condomínio fechado da cidade, na zona sul, o “Reserva Cajazeiras”, um empreendimento imobiliário inovador de um arrojado grupo de empresários Pernambucanos e Cajazeirenses com investimentos na ordem de mais de R$ 55 milhões.
Apesar de todos esses avanços, Cajazeiras pela sua concepção secular de estreitas ruas e vielas assimétricas, continua feia, e se ressente de um melhor disciplinamento na ocupação dos seus espaços urbanos e de uma urgente e profunda revitalização urbanista no centro da cidade. Eis aqui um grande desafio para o próximo prefeito.
Alexandre José Cartaxo da Costa é engenheiro, empresário, especialista em Gestão Estratégica de Negócios pela Universidade Potiguar, diretor da Fecomércio PB, presidente da CDL de Cajazeiras e membro fundador efetivo da Academia Cajazeirense de Artes e Letras (Acal).
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário