“Até o filho do prefeito estuda aqui nesta escola estadual?”
POR PETSON SANTOS – Na semana passada participei da colação de grau da minha filha Marianny, que se formou no curso de Vestuário em uma das escolas de referência do Estado da Paraíba, a Escola Cidadã Integral Técnica Nicéa Claudino Pinheiro, em Cajazeiras. O que me chamou atenção foi uma das mães que estava próximo a mim dizer: “Até o filho do prefeito estuda nesta escola”. Ela, assim como outros, se surpreenderam porque não é tão comum um estudante de “posses” estudar em uma escola pública, ainda mais quando essa escola é estadual e quando o estudante é filho de prefeito.
O aluno ao qual a mulher se referiu é Anthonny, filho de Ceninha Lucena, prefeito de Bonito de Santa Fé. O jovem colou grau na Nicéa, uma escola pública, de referência. Mas, além do filho do prefeito, também colou grau filho de professor, de pedreiro, de mãe de família e de tantas outras profissões, como as minhas de radialista e executivo.
Tenho orgulho desta escola, pois não foi só a minha filha Marianny que estudou lá, mas também meu filho João Pedro, que hoje já está na universidade cursando e se destacando em ADS (Análise e Desenvolvimento de Sistemas), no IFPB Cajazeiras.
Outro fato que chama atenção é que alguns políticos não seguem a mesma direção de Ceninha Lucena. O gestor de Bonito discursou para todos os presentes no auditório do Estadual e, com sua simplicidade, relatou os problemas estruturais que o Nicéa enfrentou durante esse ano, fazendo com que as aulas fossem transferidas para outro local improvisado, na antiga sede do CSU, enquanto a escola está sendo reformada. Vi o amor que ele tem pela educação e por sua família. Por isso, todos aplaudiram seu filho recém-formado e o discurso do pai orgulhoso. Ceninha é um daqueles do qual vale a pena dizer que existem políticos que merecem respeito.
LEIA TAMBÉM:
E foi da terra de Ceninha que vi um dos testemunhos mais bonitos até agora, de uma mãe que viu seu filho sair de uma cidade de pouco mais de 10 mil habitantes para participar do “Gira Mundo”, programa do governo estadual que leva estudantes para intercâmbios.
O filho dela foi ao Reino Unido e lá aprendeu inglês, conheceu novas culturas e orgulhou a família. Na bagagem de volta ao Brasil, na sua cidade natal, imagino que ele incentivou outros a estudarem e acreditarem que tudo é possível quando a gente crê e se dedica.
Viva a educação de nossa Paraíba! Viva a educação do nosso Brasil!
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário