As pesquisas de volta
Por Fernado Caldeira
É sempre assim: chegam as eleições na Paraíba e, com elas, as famosas pesquisas Correio.
Famosas porque, em tempos idos, essa mesma empresa de comunicação já se utilizava dessas pesquisas como instrumentos de mídia e persuasão. O que menos interessa a ela é que os resultados dessas famosas pesquisas expressem a seus leitores, ouvintes e telespectadores a verdade das ruas. Não! Não é com a verdade que o Correio está preocupado ao contratar e publicar suas pesquisas.
O que na verdade lhes interessa é puxar a sardinha pra vossa brasa. Em outras palavras, interessa passar a impressão de que o candidato do PMDB está na frente e vai ganhar, pra ver se muda a verdadeira tendência do eleitorado.
Foi assim em 2006 quando as mesmas Consult e Vox Populi, pelo Correio contratadas, apontaram em publicações do jornal daquele Sistema que Maranhão estava bem na frente e venceria a eleição de Cássio. Abertas as urnas, a verdade temporariamente escondida pelas manjadas pesquisas surgiu inexorável: Cássio era o governador. A propósito, lanço mão de dados coletados pelo jornalista pessoense Lenildo Ferreira, que buscou números de pesquisas Correio no ano de 2006, e que mostram, claramente, servirem para tudo, menos para expor a verdade.
“Consult 2006 – De dezembro de 2005 a março de 2006, a Consult realizou quatro pesquisas na Paraíba, uma a cada mês. Os números sempre foram amplamente favoráveis a José Maranhão. Como parâmetro, vejamos os dados de março, que foram coletados entre os dias 17 e 20 daquele mês, quando foram ouvidos dois mil eleitores, e a margem de erro era de 2.15% para mais ou para menos. Naquele momento, assim como agora sem candidaturas registradas, três pré-candidatos apareciam na pesquisa estimulada, e esses eram os números, que indicavam possível vitória de Maranhão no primeiro turno:
– José Maranhão (PMDB): 46.35%
– Cássio Cunha Lima (PSDB): 36.25%
– Frei Anastácio (PT): 1.50%
Vox Populi 2006 – O Vox Populi entrevistou mil eleitores e registrou pesquisa no Tribunal Regional Eleitoral em 09 de fevereiro daquele ano, com margem de erro era de 3.1% para mais ou para menos. Os números apontavam possível vitória de Maranhão no primeiro turno:
– José Maranhão (PMDB): 46%
– Cássio Cunha Lima (PSDB): 37%
– Frei Anastácio (PT): 4%”
Como todos lembram, fechadas as urnas e apurados os resultados, Cássio Cunha Lima acabou eleito, vencendo José Maranhão no primeiro e segundo turnos, registrou o jornalista.
Concluindo: dá para acreditar no que o Correio diz? Faça você mesmo o julgamento!
S O L T A S
– O que se diz a boca pequena é que depois de trair Epitácio Leite Rolim, Chico Araújo, Júnior Araújo e Marcos Barros, a próxima vítima do ex-prefeito Carlos Antônio será o deputado Zé Aldemir (DEM);
– O deputado Jeová Campos (PT) continua visitando e angariando apoios do PT e de outras agremiações no Alto Sertão Paraibano;
– O mesmo anda fazendo o médico Antônio Vituriano (PSC), que deve anunciar em breve esses apoios nos Vales do Piancó, Rio do Peixe e do Piranhas;
– Viva o retorno de Mariana Moreira às lides jornalísticas. Viva o surgimento do MAC (Movimento dos Amigos de Cajazeiras);
– Neste domingo (28) Zé Aldemir é o entrevistado do Trem das Onze.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário