Aprovação
Por José Ronildo – Pesquisa Ipec revela que 34% dos brasileiros avaliam o governo Lula como ótimo ou bom, mesmo percentual que o considera ruim ou péssimo, enquanto 30% o classificam como regular. Com isso, a aprovação do governo federal alcança 64%. Um total de 2% dos entrevistados não soube responder.
Em comparação com a pesquisa anterior, realizada em setembro, a avaliação de ótimo ou bom oscilou dentro da margem de erro, passando de 35% para 34%, enquanto o percentual dos que consideram o governo ruim ou péssimo permaneceu estável em 34%. Já a avaliação como regular subiu 2 pontos percentuais, também dentro da margem, e o índice dos que não souberam ou preferiram não responder se manteve inalterado.
Realizado entre os dias 5 e 10 de dezembro, com 2 mil entrevistados em 131 municípios, o levantamento também mostrou que a gestão é mais bem avaliada entre moradores do Nordeste (50% ótimo ou bom) e pessoas com Ensino Fundamental (47%), mas enfrenta maior rejeição na Região Sul (45% ruim ou péssimo) e entre evangélicos (41%).
Nos últimos dias o governo vem sendo pressionado pelo mercado a cortar despesas e a disparada do dólar que eleva os preços e a inflação tem sido uma preocupação. Programas como o BPC elevaram muito os gastos do INSS e um pente fino está sendo executado, além de mecanismos para frear novos benefícios. O governo vai mexer em programas como seguro desemprego e redução do aumento real do salário mínimo. Todas, medidas impopulares.
LEIA TAMBÉM:
PSB
O governador da Paraíba João Azevêdo anunciou, na segunda-feira (16), que vai assumir o cargo de presidente estadual PSB em abril de 2025, quando será realizado um Congresso entre todos os representantes dos estados. O PSB montou uma estrutura, em março será feito o congresso com todos os municípios. Em abril, o congresso com todos os estados e em maio, o congresso nacional do partido. Esse é um calendário que já está definido, eu assumo a presidência em abril é isso que ficou definido, afirmou o governador. O atual presidente da legenda é o deputado federal Gervásio Maia.
Senado
O governador João Azevêdo reforçou que seu nome está à disposição para a disputa do Senado em 2026, no entanto, deixou claro que seu maior objetivo é que o grupo permaneça unido. O gestor disse que quer disputar a vaga de senador, mas quer ver o grupo de aliados juntos em um só propósito de permanecer lutando pela Paraíba para não correr o risco de retroceder. O fato é que as eleições municipais terminaram provocando algumas defecções dentro da base do governo, inclusive, em Cajazeiras.
Prisão
Com relação a prisão do General Braga Neto, o presidente Lula disse: “Eu acho que ele tem todo direito à presunção inocência. Quero que tenha o que eu não tive, mas se esses caras tentaram fazer o que a Polícia Federal apurou, tem que pagar. Não é possível admitir que um País generoso como o Brasil ainda tenha gente tramando a morte de um presidente, do vice-presidente e de um ministro da Suprema Corte”, para se manter no poder a qualquer custo. Braga Neto foi acusado de estar interferindo nas investigações, mas também é citado na delação de Mauro Cid como envolvido com a trama golpista. Bolsonaro diz que não existiu essa estória de trama golpista dentro do seu governo.
Diferente
Ao analisar os passos da prefeita eleita e diplomada de Cajazeiras, Corrinha Delfino após as eleições, observa-se que ela já é diferente em relação aos antecessores e aos prefeitos da região e até do Estado. Mesmo depois de eleita, Corrinha não sumiu; não se distanciou do povo. Ela, com poucos dias do resultado, ao lado do prefeito José Aldemir, inspecionou obras na cidade em pleno domingo; visitou escolas ao lado do gestor nos distritos de Boqueirão e Patamuté; participou de reunião na Associação Comunitária do Patamuté, bem como, de uma confraternização no Sindicato dos Trabalhadores Rurais. Vamos ver se vai continuar assim durante o seu mandato. Gestores anteriores mandavam representantes para os eventos.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário