Alma e pensamento
A Pergunta 89 de “O Livro dos Espíritos” diz: O pensamento não é a própria alma que se transporta?
Resposta: Quando o pensamento está em alguma parte, a alma também aí está, pois que é a alma quem pensa. O pensamento é um atributo.
Nossas emoções, pensamentos e atos são elementos dinâmicos de indução.
A força do pensamento, e sua conseqüente influência no próprio destino humano, constitui realidade que ninguém pode nem deve ignorar.
Se a alma está no lugar em que projeta o pensamento, por maior que seja a distância percorrida, ou a percorrer, evidentemente devemos sempre “pensar bem”.
Pense no bem
Pensar no bem, pelo bem e para o bem – nosso e de todos. Pensar no bem, a fim de que a nossa influência sobre os demais seja benéfica, salutar e construtiva.
O Espírito, elemento inteligente do Universo, pensa.
A mente, “campo de consciência desperta”, segundo Emmanuel, reflete.
O corpo, “máquina divina”, na feliz definição do Espírito André Luiz, executa, com o auxílio dos órgãos que lhe são peculiares.
“Cada Espírito é uma unidade indivisível, mas cada um pode lançar seus pensamentos para diversos lados, sem que se fracione para tal efeito” ( O Livro dos Espíritos, questão 92).
Quando o pensamento, traduzindo assim, atividade anímica, reveste expressões de alegria e bom ânimo, de entusiasmo e equilíbrio, semelhantes expressões se projetam no Tempo e no Espaço e tomam o rumo da criatura em quem pensamos ( seja encarnado ou desencarnado), alcançando-a, inevitavelmente.
Em sua tríplice composição, pode o homem ser comparado a um “farol”, significando:
• A energia luminosa que se expande, ou seja: Espírito que pensa, por sua condição de elemento inteligente do Universo. É o ser responsável que prestará contas à Lei Divina, agora ou mais tarde, aqui ou qualquer parte;
• A mente coordena, integra, concentra e dirige a energia do pensamento. Espelho que reflete a energia espiritual (“Campo de consciência desperta” – Emmanuel), a refletir a dinâmica do ser inteligente.
• O físico (corpo material), a estrutura material de que é construído, o “farol” e que serve de veículo de manifestação do Espírito no plano material. É a parte destrutível, que o Espírito necessita para o seu adiantamento moral e cultural.
O Espírito, encarnado ou desencarnado, edificado no bem, sintonizado com as lições cristãs, projeta sua luz, sua claridade por toda parte. A todos beneficia e serve, à maneira do farol que indica o rumo certo, em pleno oceano por maior que seja o negrume da noite
A criatura atingida pelo nosso pensamento recebe o fruto mental por nós elaborado.
Assim sendo, ficamos sabendo que:
–pensamentos de otimismo geram bem-estar;
– pensamento de esperança conduzem bom ânimo;
– pensamentos de fé são instrumentos vitais de fortalecimento e coragem, de estímulo e segurança;
– pensamentos de fraternidade se refletem junto aos que amamos, em forma de inexplicável felicidade, de indefinível júbilo interior.
Portanto, é importante termos o devido cuidado ao pensarmos em alguma coisa. Pensamento é energia que se dissipa por toda a parte!
Muita Paz!
Fique com Deus!
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário