header top bar

José Antonio

section content

A luta pela criação da Universidade Federal do Sertão continua

22/10/2013 às 12h18

A presidenta Dilma criou recentemente mais quatro universidades e uma delas encravada no Cariri Cearense e nós que estávamos de braços cruzados, apenas olhando de longe o crescimento educacional e econômico do vizinho estado do Ceará, resolvemos descruzá-los e vamos retomar a luta para a criação da nossa.

No próximo dia 30 de novembro, como um marco da celebração dos 150 anos de nossa Emancipação Política, que ocorrerá no dia 23 novembro, está endo programado um encontro, tendo a frente à Associação dos Cajazeirenses e Cajazeirados do Ceará, com a presença dos mais diversos segmentos da sociedade cajazeirense e convidados especiais para debatermos quais serão os passos que devemos dar para esta importante conquista para o setor educacional de nossa cidade e de nossa região.  

Uma luta iniciada há 1.485 dias, (como consta na capa do GAZETA), não foi “esquecida”, e continua no íntimo de muitos cajazeirenses que desejam que a educação dos Sertões Nordestinos possa ser cada vez mais revigorada com a criação desta instituição, que fortalecerá a nossa economia e a promoção social de nosso povo.

A presidente Dilma Rousseff ao sancionar a lei, no último dia 04 de junho de 2013, que criou a Universidade Regional do Cariri (UFCA), com sede em Juazeiro do Norte será formada a partir de desmembramento da Universidade Federal do Ceará (UFC), que já possui campi nas três maiores cidades da região: Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha e a nossa proposta será definida, assim desejamos, depois deste encontro.

O processo de interiorização, através de criação de Universidades, está nos planos do governo federal e ela se tornou mais real depois da fala da presidenta Dilma: “a inexistência de um processo educacional nos lugares mais recônditos do país é uma forma de discriminação sem sombra de dúvida…” Ora, o que estamos esperando par a iniciarmos a retomada do processo? 

Acredito que é chegada a hora de descruzarmos os braços e partir para o reinicio da luta e para isto o AC2B, vai mudar o seu foco de luta em defesa de Cajazeiras, que era em torno do urbanismo das margens do Açude Grande e encarar, a partir de agora, as questões educacionais e se envolver com a criação da Universidade Federal do Sertão. 

Recentemente, o ex-reitor Thompson Mariz declarou que é favorável e vai nos ajudar na montagem do processo.  Foi assim com a conquista do Curso de Medicina, onde buscamos apoios de todos os segmentos da sociedade e o viés mais forte desta luta é angariar o apoio dos deputados e senadores, porque tudo terá que passar pelo Congresso Nacional.

Para este encontro quem deverá também estar presente é o senador cearense, Inácio Arruda, autor da Lei que criou a Universidade Federal do Cariri, bem como os professores e técnicos do Ceará que instruíram todo o processo e um técnico do Ministério da Educação. Acredito que o ponto de partida será o estudo realizado pelo saudoso professor Linaldo Cavalcanti de Albuquerque.

O que estamos esperando? Vamos para a luta que a batalha não será fácil, mas tudo depende de nós e da nossa coragem e disposição de trabalho.

Crescimento do IFPB, Campus de Cajazeiras
O MAC- Movimento dos Amigos de Cajazeiras esteve reunido com o Reitor do IFPB, professor João Batista, na última sexta-feira, dia 11, para comunicar-lhe que a prefeita de Cajazeiras, Denise Oliveira, havia conseguido junto a dois empresários cajazeirenses, três hectares de terra destinados à expansão do IFPB e a consequente criação de um polo de desenvolvimento tecnológico. 
Recentemente os órgãos colegiados superiores da instituição criaram o Curso de Engenharia Civil, que será abrigado nas novas construções realizadas no Campus, mas para que outros cursos sejam criados a exemplo do de Arquitetura e as outras engenharias o atual Campus não comportaria mais construções e se fazia necessário à expansão, que felizmente está se concretizando com a doação deste terreno que fica situado na Zona Norte da cidade.  


Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

José Antonio

José Antonio

Professor Universitário, Diretor Presidente do Sistema Alto Piranhas de Comunicação e Presidente da Associação Comercial de Cajazeiras.

Contato: [email protected]

Recomendado pelo Google: