A histórica colação de grau do Curso de Medicina
No último dia 5 de julho não somente a comunidade acadêmica do Campus de Cajazeiras, da Universidade Federal de Campina Grande, ficou orgulhosa com a colação de grau da Primeira Turma do Curso de Medicina, mas também toda a sociedade cajazeirense.
Foi uma solenidade histórica, revestida de muita simbologia e de imagens coletadas nas memórias de todas as pessoas envolvidas nas diversas lutas para a conquista deste curso.
Foi um momento mágico que uniu as famílias dos oito concluintes, oriundos dos estados do Ceará, Piauí, Rio Grande do Norte e Paraíba.
A oradora da turma, a potiguar Talita Pinto, emocionada chorou e consigo levou todos os presentes a ficarem com os olhos marejados de lágrimas e narrou com detalhes quão grandiosas foram as lutas para chegar até àquele dia, empunhando a bandeira da vitória.
Uma frase de sua fala me chamou atenção, quando disse: “é aquele momento em que parece que o oito acabou, mas ele só se deitou pra virar o símbolo do infinito”. E aquele instante estava sendo apenas o começo das novas lutas que os oito heróis iriam ter que enfrentar nos infinitos rincões do Brasil, na dificil missão do exercício da medicina.
Não menos emocionante foi também a fala do paraninfo da turma, professor Vinicius Ximenes, que foi dirigida especialmente aos seus afilhados, elevando e enaltecendo o espírito de luta da turma e conclamou a todos para ser, à luz dos exemplos de grandes médicos brasileiros, citados por ele, o caminho a seguir.
O Patrono da turma, professor Cesário, ao usar da palavra, fez um relato dos embates e das conquistas para o curso nos últimos três anos de seu mandato como diretor do Centro e com especial carinho para a turma pioneira.
O Padrinho e Homenageado Especial da turma, professor Thompson Mariz, ex-reitor e o grande mentor e responsável maior pela implantação do curso em Cajazeiras, na fala fez uma narrativa da epopeia e externou a sua felicidade em ter escolhido e definido, à época, que a cidade para implantar o curso seria Cajazeiras.
Todos nós cajazeirenses reconhecemos o esforço, a obstinação, a garra e a visão de futuro do professor Thompson Mariz, que sofreu pressões de todos os lados dos representantes das cidades de Sousa e Patos, que pleiteavam também ser a sede do curso, mas conforme havia prometido no seu discurso de posse que a cidade seria Cajazeiras, honrou a palavra e naquela noite histórica de cinco de julho, externava a sua felicidade.
A saudação final da solenidade coube ao reitor, professor Edilson Amorim, que se comprometeu, conforme o professor Thompson Mariz pediu em sua fala, de que iria continuar com a mesma obstinação rumo à consolidação do curso e anunciou a duplicação do número de vagas.
Foi uma solenidade simples e sem pompas, mas carregada de muitas emoções e com certeza ficará gravada na memória de todos que testemunharam um dos eventos mais importantes já vividos pelo Campus de Cajazeiras e pela sua comunidade acadêmica.
Que os oito médicos nunca se esqueçam de Cajazeiras e quem sabe, depois que concluírem as suas residências médicas, para aqui retornem para aplicar junto ao nosso povo os conhecimentos adquiridos e que possam salvar muitas vidas.
Hospital Regional de Cajazeiras
A diretora do HRC, Maura Vanessa, já realizou duas reuniões com representantes do Orçamento Democrático, Movimento dos Amigos de Cajazeiras, UFCG, Conselho Tutelar e a direção/coordenação do HRC, com o objetivo de formar um Conselho Gestor para o HRC. Na ultima reunião, dia 10, foi feita uma proposta inicial da composição do CG com 8 representantes dos usuários, 4 gestores e 4 trabalhadores. Este é dos caminhos para que o velho HRC seja mais eficiente e consiga atender todas as suas demandas.
Dia do comerciante
A CDL de Cajazeiras, sob a presidência de Severino Alves, celebra o dia do Comerciante em sua sede, neste dia 13 de julho, a partir das 13h00, quando será celebrada uma missa pelo Padre Diassis e em seguida será servida uma feijoada.
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário