A conta que o brasileiro ainda precisa ter
Por Elan Nascimento Apolinário – Conta bancária é um elemento intrínseco à dinâmica da sociedade moderna e contemporânea e pode ser considerada uma manifestação da interação entre sociedade, indivíduo e dinheiro. Dados recentes do Banco Central (BC) apontam que cerca de 190 milhões de brasileiros possuem conta corrente em bancos, o que equivale a 82% da população brasileira.
Possuir conta bancária é muito importante para todo cidadão, pois traz cidadania financeira ao proporcionar acesso a uma ampla variedade de serviços financeiros que são essenciais para uma boa relação indivíduo-dinheiro.
Entretanto, quase tudo nessa vida se conquista quando duas coisas entram em simbiose, e em se tratando de finanças, para se ter sucesso financeiro pleno ter apenas uma conta bancária é insuficiente, existe uma outra metade dessa laranja que precisamos possuir para termos tudo que as instituições financeiras podem oferecer a nossa disposição.
Na estrutura do mercado existe uma instituição que atua como intermediária entre investidores e o mercado financeiro e ter conta nela é o outro lado da laranja que mencionei. Em países desenvolvidos, a exemplo dos EUA onde cerca de 145 milhões de norte-americanos aplicam em ações, 58% da população do país, é comum o cidadão não ter conta somente em banco, mas também possuir conta aberta em uma corretora de valores.
Ter conta aberta em uma corretora de valores torna-se imprescindível se você quiser investir no mercado financeiro. Pois ela é a instituição financeira que te permite comprar e vender uma ampla variedade de ativos, como ações, títulos públicos e privados, fundos de investimento, ETFs (Exchange-Traded Funds), opções e futuros, dando a você a oportunidade de diversificar seus investimentos e buscar oportunidades de retorno financeiro.
A corretora te oferece toda estrutura necessária para investir com qualidade e comodidade no mercado, uma plataforma de negociação online para você executar transações de forma rápida, fácil e segura e acompanhar o desempenho dos seus investimentos em tempo real. Muitas corretoras fornecem relatórios e recomendações de analistas para ajudar o investidor onde investir, fornecem serviços de custódia, mantendo os ativos adquiridos pelo cliente em segurança na conta. E principalmente, te faz ter acesso a uma ampla gama de produtos que te permitem diversificar seus investimentos em diferentes classes de ativos e setores da economia tanto local como global, ajudando a reduzir o risco dos seus investimentos e aumentar suas chances de retorno.
Ter uma conta em corretora oferece a você maior controle sobre seus investimentos. Você pode escolher os ativos em que deseja investir e tomar decisões com base em suas metas e estratégias pessoais.
Sendo assim, a interação entre uma conta bancária e uma conta em corretora de valores é fundamental para quem deseja gerenciar suas finanças e investimentos de maneira abrangente. Essas duas contas desempenham papéis distintos, mas são complementares. Contando com essas duas ferramentas em suas mãos, uma para o gerenciamento das despesas cotidianas e outra para aproveitar as oportunidades de investimento fará você ter todo o arsenal que nosso sistema financeiro permite para que sua relação com o dinheiro seja a melhor possível.
E aí, você já tem conta em corretora para aproveitar as oportunidades de proteção e multiplicação do seu patrimônio? Se não, considere abrir uma para que possa se usufruir de forma completa do mercado financeiro.
Referências
CNN BRASIL. 82% da população brasileira tem conta corrente em bancos, diz BC. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/economia/82-da-populacao-brasileira-tem-conta-corrente-em-bancos-diz-bc/ (Acesso em: 17 set).
Disponível em: https://www.poder360.com.br/economia/numero-de-investidores-na-b3-sobe-para-58-milhoes-em-2022/ (Acesso em: 17 set. 2023).
Os textos dos colunistas e blogueiros não refletem, necessariamente, a opinião do Sistema Diário de Comunicação.
Leia mais notícias no www.diariodosertao.com.br/colunistas, siga nas redes sociais: Facebook, Twitter, Instagram e veja nossos vídeos no Play Diário. Envie informações à Redação pelo WhatsApp (83) 99157-2802.
Deixe seu comentário