header top bar

section content

Presidente do COREN na Paraíba comemora derrubada de liminar e declara: ” Caos social foi instalado”

Ele comemorou a decisão que derrubou a liminar que suspendia algumas atividades desenvolvidas pelos enfermeiros.

Por Diário do Sertão

20/10/2017 às 17h39 • atualizado em 20/10/2017 às 18h17

O presidente do Conselho Regional de Enfermagem da Paraíba, Ronaldo Beserra em entrevista à TV Diário do Sertão esta semana comemorou a decisão que derrubou a liminar que suspendia algumas atividades desenvolvidas pelos enfermeiros.

+ POLÊMICA! Liminar proíbe enfermeiros de solicitar exames e COREN-PB se reúne com profissionais em Sousa

De acordo o presidente do COREN, sem o enfermeiro não tem Sistema Único de Saúde na atenção primária. Ele disse que o Conselho Federal de Medicina julga ter invasão da enfermagem na função do médico, mas para o presidente do órgão isso não ocorre.

Ronaldo destacou a importância da função de enfermagem na atenção básica em todos os aspectos, desde o acolhimento até atendimento as doenças crônicas e êxito em campanhas de saúde.

“É só perguntar a população quem está no PSF de segunda a sexta-feira. Então imagine toda essa demanda sendo gerida por médicos, aí o caos social foi instalado”, declarou ele, explicando que foi o Conselho Federal de Enfermagem entrou com pedido de reconsideração da liminar.

“Uma vitória muito grande para a enfermagem. Estamos voltando normalmente. Conclamo aos profissionais que busquem as mulheres que estavam fora do processo do Outubro Rosa”, recomendou Ronaldo.

Entenda
O juiz federal Renato Borelli, substituto da 20ª Vara do Distrito Federal suspendeu itens da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) proibindo que enfermeiros realizem diagnósticos ou solicitem exames. A decisão da justiça gerou mais uma polêmica entre médicos e enfermeiros. No pedido apresentado à Justiça Federal, o Conselho Federal de Medicina (CFM) questionou a Portaria nº 2.488/2011 do Ministério da Saúde, que permitia aos enfermeiros fazer um diagnóstico inicial de pacientes que recorriam às unidades de saúde do SUS.

DIÁRIO DO SERTÃO

Tags:
Recomendado pelo Google: