header top bar

section content

VÍDEO: Bloco Amélia Nunca Mais homenageia a militante dos movimentos negro e feminista Elza Gomes

Além de animar o carnaval, o bloco combate a violência contra as mulheres e conscientiza as pessoas sobre o papel delas na sociedade

Por Jocivan Pinheiro

19/02/2020 às 14h33 • atualizado em 19/02/2020 às 14h41

O bloco Amélia Nunca Mais, que tem como principal objetivo o compromisso social de combater a violência contra as mulheres, mais uma vez sairá às ruas de Cajazeiras no domingo de Carnaval.

Segundo a militante Elza Gomes, o bloco surgiu da construção coletiva do movimento feminista de Cajazeiras, do Centro de Defesa das Mulheres Márcia Barbosa de Sousa e demais movimentos sociais.

“É um bloco que cumpre uma função social, que vai para a avenida, que cai na folia, mas também a gente está para denunciar os casos de violência e fazer esse enfrentamento dizendo às mulheres que a gente pode se divertir, mas combatendo a violência”.

VEJA MAIS: Com irreverência, Baile da Saudade agita foliões na 1ª festa do Carnaval de Cajazeiras

Além de animar o carnaval, o bloco conscientiza as pessoas sobre o papel da mulher na sociedade. Esse ano a homenageada é a própria Elza Gomes.

“A partir de Fátima Cartaxo [fundadora], o movimento achou por bem homenagear mulheres que ainda estivessem na luta, mulheres vivas. Chegou ao meu nome através de uma reunião em que eu não estava presente, mas fiquei sabendo que meu nome estava sendo indicado. Além de ser uma mulher militante dos movimentos sociais, também por ser uma mulher negra, fazendo também esse enfrentamento ao racismo”.

O bloco Amélia Nunca Mais se concentra na Praça João Pessoa e sai pelas ruas do Centro até chegar à Praça do Frevo. Neste ano a concentração também receberá os foliões do Bloco do Índio e do bloco Zé Liança.

SHOW DIÁRIO

Recomendado pelo Google: