header top bar

section content

VÍDEO: Governo Federal anuncia saída do presidente do INSS e cajazeirense Leonardo Rolim assume o cargo

Desde o final do ano de 2019 o governo federal demonstrava insatisfação com as longas filas na autarquia. O presidente Jair Bolsonaro estaria cobrando por mudanças no comando no órgão.

Por José Dias Neto

29/01/2020 às 08h21 • atualizado em 17/05/2020 às 15h23

O secretário de Previdência e Trabalho do governo Bolsonaro, Rogério Marinho, anunciou nesta terça-feira (28) na Esplanada dos Ministérios em Brasília-DF a saída de Renato Vieira da presidência no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e para ocupar o cargo, será nomeado o cajazeirense Leonardo Rolim, que até então desempenha a função de secretário de Previdência do Ministério da Economia.

Desde o final do ano de 2019 o governo federal demonstrava insatisfação com as longas filas na autarquia. O presidente Jair Bolsonaro estaria cobrando por mudanças no comando no órgão. O próprio secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital, Paulo Uebel, afirmou que a digitalização dos serviços fez a fila aumentar.

Renato Vieira deixa o INSS do governo Bolsonaro após crise das longas filas na autarquia federal

Há atualmente 1,3 milhão de requerimentos atrasados no INSS. Para reduzir as filas, o governo decidiu, no dia 14 de janeiro, contratar emergencialmente 7.000 militares da reserva para atuar no atendimento.

VEJA MAIS: 

VÍDEO: Presidente da Rede diz que sustentabilidade do governo de Bolsonaro é o mais atrasado da história

Governo publica decreto para contratar militares no serviço público

Leonardo Rolim assume o Instituto Nacional do Seguro Social do governo Bolsonaro. Foto: Crusué

A nomeação de Leonardo Rolim e a exoneração Renato Vieira devem ser publicadas no Diário Oficial da União nesta quarta-feira(28).

QUEM É O CAJAZEIRENSE NO ALTO ESCALÃO DO GOVERNO?

Leonardo José Rolim Guimarães, é consultor de orçamento na Câmara dos Deputados, aprovado no concurso de 1999. Cedido ao Senado Federal, foi assessor do presidente da Comissão de Assuntos Econômicos e diretor da Assessoria Especial de Planejamento e Modernização Administrativa. Rolim é especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental, pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), e tem trabalhos publicados nas áreas de previdência e trabalho.

Rolim tem 45 anos, e é irmão das Jornalistas Lena Guimarães (in memorian) e Lúcia Rolim. Ele possui mestrado em Administração pela Universidade de Brasília (UnB) e é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). No Ministério do Trabalho e Emprego, foi assessor do secretário-executivo e assessor especial do ministro.

Na área acadêmica, Leonardo Rolim foi instrutor de Administração Pública na ENAP, ministrando vários cursos na área de administração pública e planejamento governamental para diversos órgãos, como a Marinha do Brasil, a Fundação Oswaldo Cruz e o Governo do Estado do Ceará. Também foi professor do curso de graduação em Administração da Associação de Ensino Universitário do Distrito Federal (UDF).

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: