header top bar

section content

Paraíba tem Residência em Enfermagem Obstétrica e inscrições vão até dia 26 com bolsa de R$ 3.300,00

O programa oferece duas vagas para profissionais de enfermagem e tem duração prevista de 24 meses

Por Portal Diário com SECOM

18/01/2020 às 15h27

A residência terá uma programação teórico-prática por meio de módulos teóricos, discussões de casos e atendimentos conjuntos

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e do Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor), divulgou edital para a Residência Uniprofissional de Saúde em Enfermagem Obstétrica. O programa é pioneiro na Paraíba e as inscrições estão abertas até o dia 26 de janeiro, podendo ser feitas pelo link https://forms.gle/o2TJm12RC22sk2i57.

O programa oferece duas vagas para profissionais de enfermagem e tem duração prevista de 24 meses. De acordo com a secretária executiva de Saúde, Renata Nóbrega, a ação está dentro das estratégias de governo na questão da redução da mortalidade materna, com foco na qualificação dos profissionais para que a saúde da Paraíba tenha uma equipe multiprofissional, qualificada e com cuidado humanizado no atendimento às gestantes.

“Já temos os programas de residência médica e agora estamos ampliando para enfermagem obstétrica, que é pioneira no Estado. Editais para outros programas de residência multiprofissional e uniprofissional ainda estão com inscrições abertas. O plano de governo é ampliar as residências”, afirma.

O objetivo desse programa é qualificar o atendimento ao público na área de Enfermagem Obstétrica no diagnóstico e tratamento planejado por meio da formação em serviço. A residência terá uma programação teórico-prática por meio de módulos teóricos, discussões de casos e atendimentos conjuntos com as demais especialidades, numa perspectiva multiprofissional, inter-relacionando as várias áreas de atendimento como pronto-socorro, internação, tratamento, seguimento ambulatorial, considerando o paciente como um todo.

O hospital sede da residência é a Maternidade Frei Damião. Mas, de acordo com a secretária executiva, o foco é que esses profissionais possam ter uma integração maior e possam passar por todos os serviços que integram a Rede Materna do Estado. “O objetivo é que eles possam circular por meio de estágios e rodízios”, pontua.

As provas serão realizadas no dia 01 de fevereiro, no Centro de Ciências Médicas da UFPB, a partir das 9h. As atividades do programa iniciarão no dia 2 de março. O valor da bolsa é de R$ 3.300,00.

Recomendado pelo Google: