header top bar

section content

Governo realiza seminário do programa Soma – Pacto Pela Aprendizagem na Paraíba

O evento é voltado para secretários de educação, gerentes regionais, coordenadores, formadores e professores da Rede Estadual de Ensino e municípios pactuados.

Por Portal Diário com SECOM

16/12/2019 às 10h36

seminário do programa Soma – Pacto Pela Aprendizagem na Paraíba

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT), realiza, nesta terça-feira (17), o Seminário Estadual do Programa Soma – Pacto Pela Aprendizagem na Paraíba. O evento, que acontecerá no Teatro Paulo Pontes, no Espaço Cultural, em João Pessoa, a partir das 9h, é voltado para secretários de educação, gerentes regionais, coordenadores, formadores e professores da Rede Estadual de Ensino e municípios pactuados.

Na ocasião, serão apresentadas as práticas exitosas desenvolvidas nas escolas da Rede Estadual e Municipal de ensino ao longo de todo o ano letivo de 2019. A coordenadora estadual do Soma, Edinalva Aguiar, explica que o objetivo do evento “é promover mais um momento formativo, por meio de palestra e roda de conversa, além de difundir os relatos originados de experiências no âmbito da execução do Soma neste ano”.

A programação do evento vai contar com rodas de conversa sobre alfabetização e letramento na Base Nacional Comum Curricular, entrega do painel de indicadores dos municípios e regionais, além da certificação do programa de formação de professores que aconteceu no ano de 2019.

O Programa – Criado em 2017, e vinculado à Secretaria de Estado da Educação, o Soma é um programa que visa à melhoria dos indicadores de desempenho no Ciclo de Alfabetização e à progressão da aprendizagem no Ensino Fundamental. Constitui-se em uma Política Estadual de Alfabetização e um importante instrumento de colaboração entre o Estado e os municípios.

Diante da meta de promover a alfabetização plena dos alunos ao fim do 3º ano do ensino fundamental e garantir o nível de letramento adequado para os estudantes do 5º ano desta mesma etapa, o Soma atua na base escolar com a participação dos profissionais da educação: professores alfabetizadores, diretores escolares, coordenadores municipais e supervisores regionais, realizando avaliações, analisando os resultados e propondo ações imediatas.

Em 2019, o programa abrange 219 municípios, 2.788 escolas estaduais e municipais, 163.603 alunos e 8.734 professores.

Recomendado pelo Google: