header top bar

section content

Sertão do Ceará concentra maior quantidade de chuva entre quinta e sexta-feira

Para este sábado (27), a previsão, neste momento, é de nebulosidade variável com eventos de chuva no centro-norte. Na Região Sul, há possibilidade de chuva.

Por G1

26/04/2019 às 10h24

Mombaça recebeu precipitações de 30,4 milímetros. (Foto: Honório Barbosa)

Em Mombaça, no Sertão Central do Ceará, choveu 30,4 milímetros das 7h desta quinta-feira (25) até 7h desta sexta-feira (26). Durante o mesmo período, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), houve registro de chuvas em cerca de 55 municípios.

As precipitações neste intervalo se concentraram nas Regiões Central e do Sertão dos Inhamuns e da Ibiapaba. Destaque para Viçosa do Ceará (27 milímetros) e Coreaú (25 milímetros). Houve registro de precipitações também em Jijoca de Jericoacoara (26,8 milímetros).

A previsão do tempo para esta sexta-feira (26) segue como céu nublado com chuva no centro-norte e, no sul do estado, chuvas isoladas. As informações são da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

Em análise realizada na tarde de ontem, os meteorologistas da Funceme apontaram que a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é banda de nuvens que circunda a faixa equatorial do globo terrestre e principal sistema indutor de precipitações neste período do ano, segue próximo ao norte da região Nordeste. Tal situação vem favorecendo às chuvas em todo o estado, porém, beneficiando mais a porção norte. Para sexta, a indicação é que os acumulados seguem com tendência de serem mais expressivos, principalmente no entorno da faixa litorânea.

No atual cenário, a cobertura de nuvens deverá ser mais contínua em relação aos últimos dias. Além disso, naqueles territórios sob previsão de eventos de chuva, as precipitações se darão em mais de 50% da área. Já nas regiões com chuvas isoladas, as precipitações deverão cair de 20% a 50% do território.

Para este sábado (27), a previsão, neste momento, é de nebulosidade variável com eventos de chuva no centro-norte. No sul, possibilidade de chuva.

Açudes em situação crítica
Apesar das chuvas, o volume de águas nos principais reservatórios cearenses continua baixo. O Castanhão, por exemplo, está com apenas com 5,33% da sua capacidade preenchida. Ele é o maior reservatório do Ceará e um dos responsáveis pelo abastecimento da Capital e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).

O segundo e o terceiro maior açude do Ceará também estão com nível crítico. O Orós está com 8,69% da sua capacidade, enquanto o Banabuiú tem 7,64%. Os dados foram retirados do Portal Hidrológico do Ceará na manhã desta sexta-feira (26).

Fonte: G1 - https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2019/04/26/mombaca-no-sertao-central-do-ceara-concentra-maior-quantidade-de-chuva-entre-quinta-e-sexta-feira.ghtml

Recomendado pelo Google: