header top bar

section content

Joe Biden está à frente nas pesquisas à véspera das eleições nos EUA, e Trump continua confiante

A maneira pela qual o Governo Americano tem agido quanto à pandemia tem sido o ponto forte para a reprovação dos americanos

Por Luiz Adriano

02/11/2020 às 09h43 • atualizado em 02/11/2020 às 19h21

Foto: Reprodução

A eleição presidencial dos Estado Unidos está chegando na sua reta final. Na véspera da realização do pleito, Joe Biden, do Democratas, está em vantagem. O atual presidente Donald Trump, do Republicanos, está apreensivo quanto às pesquisas realizadas, no entanto ainda acredita na vitória com expectativas voltadas para os Estados que podem ser decisivos na disputa. A desvantagem de Trump diz respeito ao seu tratamento quanto à pandemia do novo coronavírus, que tem sido reprovada pela grande parte do americanos, que acha que o presidente tem agido irresponsavelmente.

De acordo com a última pesquisa realizada pela Reuters/Ipsos entre os dias 27 e 29 de outubro, Biden aparece com 51% dos votos, enquanto que Trump tem 43%. A pesquisa também demonstra um acirramento nos Estados da Flórida, Carolina do Norte e Arizona.

Ainda conforme a análise da Reuters/Ipsos, Trump aparece perto de Biden em Estados vitais, conhecidos como “swing states”, onde Trump tem a chance de conseguir os 270 votos necessários do Colégio Eleitoral estadual e assim partir para seu segundo mandato.

VEJA TAMBÉM: Presidente Donald Trump e primeira-dama têm teste positivo para covid-19

Em Estados que ajudaram Trump a se eleger em 2016 através do voto do Colégio Eleitoral como Pensilvânia, Michigan e Wisconsin, ele perde segundo na pesquisa com cinco pontos na Pensilvânia e despenca com nove pontos nos dois últimos.

Mesmo sem Michigan e Wisconsin, Trump pode vencer novamente se repetir o êxito em todos os outros Estados onde foi vitorioso em 2016.

Nas eleições nos Estados Unidos quem dá o veredicto final são os votos do Colégio Eleitoral composto de 538 delegados, onde o candidato precisa obter 50% dos votos +1, ou seja, 270 votos. Nas últimas eleições em 2016, o atual presidente Donald Trump obteve 46,42% dos votos dos eleitores, enquanto que a candidata Hillary Clinton teve 48,53%. No entanto, nos voto do Colégio Eleitoral, Trump venceu a democrata por 306 a 232 votos.

PORTAL DIÁRIO

Recomendado pelo Google: